Cachoeira da Fumaça (Rio Braço Norte): Queda d’ água de 144 metros de altura ideal para contemplação, fotografias e “banho de neblina” (provocado pelas gotículas de água em suspensão). Poços para banho são raros devido a ocorrência de forte corredeira no rio. A cachoeira está localizada a poucos metros da sede administrativa e do estacionamento, facilmente alcançada em uma caminhada de no máximo 2 minutos.
A sua cobertura original é do tipo Floresta Estacional Semidecidual, que, ao longo dos anos, foi sendo recomposta, com plantios de essências nativas/frutíferas. Apesar de suas dimensões implicarem em uma fauna reduzida, observou-se, com o replantio, o retorno de aves e pássaros como siriema, beija-flor, rolinha, bem-te-vi, gavião, jurutí, dentre outros.
O rio Braço Norte Direito além de contribuir com a beleza cênica do local, através da Cachoeira da Fumaça com seus 140 metros de queda, é um afluente do rio Itapemirim, abastecendo vários centros urbanos.
VISITAÇÃO
- Aberto todos os dias, de 08 às 17 horas.
- Não é necessário agendamento.
- Visitação gratuita.
Infraestrutura
- Portaria
- Vigilância armada
- Recepção
- Escritório
- Banheiros e bebedouros
- Estacionamento
- Biblioteca
- Almoxarifado
- Trilhas sinalizadas e com acessibilidade
Obs.: O Parque não possui lanchonete, restaurante ou área de camping.
ATENDIMENTO E CONTATO
Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h.
Telefones: (28) 99999-0639 / (28) 99961-5445
E-mail: pecf@iema.es.gov.br
Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre-ES. CEP: 29535-000