Notícias

Inmet alerta para ventos costeiros em 24 cidades do ES

Aviso amarelo vale das 0h às 22h59 de domingo (2) e aponta risco de areia deslocada pelo vento atingir construções na orla.

Por · 29 de julho de 2026 · 2 minutos

Siga-nos no Google Google Notícias

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de ventos costeiros para parte do litoral do Espírito Santo neste domingo, 2 de agosto. O aviso começa à meia-noite e permanece válido até as 22h59.

Segundo o Inmet, a intensificação do vento pode movimentar areia de dunas sobre construções localizadas na orla. O grau de severidade é classificado como perigo potencial.

Informações verificadas em 31 de julho de 2026. O aviso pode ser atualizado, ampliado ou encerrado pelo Inmet.

Fenômeno Ventos costeiros
Início Domingo, às 0h
Término Domingo, às 22h59
O alerta não é de chuva intensa

A previsão do Incaper para domingo indica sol entre algumas nuvens e ausência de chuva no Espírito Santo. O aviso é específico para o aumento dos ventos nas regiões próximas ao mar.

Quais são os riscos?

O principal risco informado pelo Inmet é o deslocamento de areia em áreas de dunas, com possibilidade de o material alcançar casas, comércios e outras construções próximas à praia.

Objetos soltos também podem ser arrastados. A atenção deve ser maior em praias, calçadões, varandas, coberturas e locais com placas, galhos ou estruturas pouco firmes.

Como se proteger durante o alerta

Cuidados recomendados
  • retire ou prenda objetos soltos em varandas e quintais;
  • evite permanecer perto de árvores, placas e estruturas instáveis;
  • não estacione veículos sob árvores ou painéis;
  • tenha atenção redobrada em praias e trechos expostos da orla;
  • acompanhe novas atualizações do Inmet e da Defesa Civil.

Quem pretende visitar praias deve conferir novamente o aviso antes de sair. A abrangência e a duração dos alertas meteorológicos podem mudar conforme a atualização das condições atmosféricas.

As demais condições para o fim de semana podem ser acompanhadas na página de previsão do tempo no Espírito Santo.

Defesa Civil 199
Corpo de Bombeiros 193
Inmet alerta para ventos costeiros no ES neste domingo
Inmet alerta para ventos costeiros no ES neste domingo
Siga-nos no Google Google Notícias

Qual foi sua reação?

Comunidade

Comentários

Compartilhe sua experiência, dúvida ou dica. Os comentários são moderados para manter a conversa útil e segura.

Deixe seu comentário

Seu comentário ficará aguardando moderação antes de aparecer.