“O FRADE E A FREIRA”
É formação granítica gigantesca natural com 683 metros altitude na divisa de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Itapemirim, próximo a BR 101. São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito. Este nome – Frade e Freira, foi dado à formação por conta de seu formato que lembra a imagem de um frade e uma freira como se estivessem um de frente para o outro. O local deu origem a uma bonita lenda, que vale a pena conhecer:
Conta a lenda que há muitos anos atrás um padre apaixonou-se por uma freira. Como o amor entre eles era impossível, foram transformados em pedra para que esse amor fosse eternizado.
Fonte: Wikipédia
Curiosidade O nome – Frade e Freira, foi dado à formação por conta de seu formato que lembra a imagem de um frade e uma freira como se estivessem um de frente para o outro. A lenda diz que um frade que se apaixonou pela freira com quem trabalhava na cristianização dos índios da região, e acabou sendo correspondido. Por isso, Deus os transformou em pedra para eternizar a paixão dos dois.
É no km 402 da BR-101 que fica seu acesso. Logo depois do pedágio. Da BR até o ponto em que conseguimos chegar de carro, a estrada de chão é obrigatória, 10 minutos de carro e caminhando em media 1 hora.
Ela costuma estar bem patrolada, sendo possível subir com um carro comum (mas a chuva pode mudar esta situação).