Serra do Cipó

Cachoeira das Andorinhas 

Escondida no coração da Serra do Cipó, em Minas Gerais, a Cachoeira das Andorinhas é um refúgio natural que encanta os visitantes com sua beleza singular.  

A queda d'água de 30 metros precipita-se em duas quedas de 10 e 15 metros, formando um poço cristalino de 4 metros de profundidade, perfeito para um mergulho refrescante. 

Localização Privilegiada A cachoeira está localizada a apenas 9 km da Rodovia MG 10, no KM 96 da portaria, e a 6 km de caminhada a partir do Parque Nacional da Serra do Cipó, próxima à Cachoeira do Gavião.

Sua altitude de 879 metros acima do nível do mar proporciona vistas deslumbrantes da Serra da Bocaína e da Serra do Espinhaço. 

Um Paraíso Natural A Cachoeira das Andorinhas é banhada pelo Rio Bocaina e rodeada por uma rica mata de transição, rica em espécies endêmicas e afloramentos rochosos. No caminho para a cachoeira, os visitantes podem se encantar com córregos de águas cristalinas e um pequeno, mas encantador, cânion.

Formações Encantadora A cachoeira é composta por uma série de corredeiras e duchas naturais em meio à vegetação de cerrado e afloramentos de quartzo. Ao subir a cachoeira, encontra-se a Cachoeira Andorinhas de Cima, de aproximadamente 5 metros, com uma queda singular por uma fenda na rocha.

Biodiversidade Rica e Única A região da Serra do Cipó possui uma vegetação extremamente variada e diversa, com um dos maiores graus de endemismo do mundo.

A unidade de conservação abriga uma das mais extraordinárias amostras de campos rupestres do Brasil, com três grandes formações vegetais distintas: Cerrado: caracterizado por árvores retorcidas e arbustos com folhas coriáceas. Mata Atlântica: rica em espécies endêmicas, como bromélias e orquídeas. Campos Rupestres: áreas rochosas com vegetação rasteira e rica em endemismos.

Acessando a Cachoeira A melhor maneira de chegar à Cachoeira das Andorinhas é contratando um guia ou receptivo na Serra do Cipó. Essa opção garante segurança e conhecimento da região, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.

Informações Útei – Distância: 5 km de carro e 6 km de caminhada – Grau de dificuldade: moderado – Como chegar: usar serviço de guias credenciado

Dicas para aproveitar ao máximo: – Vá com roupas leves e confortáveis. – Leve protetor solar, repelente e bastante água. – Use calçados adequados para caminhada em terrenos irregulares. – Respeite o meio ambiente e não deixe lixo na cachoeira.

A Cachoeira das Andorinhas é um destino perfeito para quem busca um refúgio natural com paisagens exuberantes, águas cristalinas e a oportunidade de se conectar com a natureza. 

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................