A Serpente Gigante dos Tempos Antigos: Maior que um T-Rex, Mas Surpreendentemente 'Dócil'**

Gigante pré-histórico Vasuki Indicus

Imagine uma serpente mais longa que um contêiner de carga — superando em tamanho até mesmo o temido T-Rex — deslizando através de um pântano, caçando crocodilos. Esse é o retrato que os pesquisadores estão começando a pintar de Vasuki Indicus, a maior serpente já registrada, cujos restos foram descobertos em uma mina de carvão na Índia.

Nomeada em homenagem ao deus serpente hindu que Shiva usava como colar, Vasuki Indicus tem impressionado cientistas com seus dados superlativos. Baseando-se em 27 vértebras extraídas da mina de lignito que se tornou o túmulo desta fera colossal, estima-se que a serpente poderia medir até 15 metros de comprimento.

De acordo com Debajit Datta, paleontólogo do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee, "Vasuki era um predador de emboscada de movimentos lentos, que dominava sua presa por constrição, assim como fazem as anacondas e as pítons de hoje. Este réptil vivia em um pântano lamacento próximo à costa em uma época em que as temperaturas globais eram mais elevadas do que as atuais".

A descoberta, que foi recentemente publicada na revista *Scientific Reports*, lança luz sobre um período da história do planeta em que a temperatura média global era consideravelmente mais alta, cerca de 28 graus Celsius, comparada aos 15 graus Celsius atuais. Vasuki Indicus não só destaca o dinamismo da vida pré-histórica, mas também serve como uma janela para entender melhor o ambiente do Eoceno Médio, quando o supercontinente Gondwana estava se fragmentando, moldando o mapa mundial como o conhecemos hoje.

Pesando cerca de uma tonelada, Vasuki pode ter sido um gigante gentil, passando a maior parte do dia repousando sua cabeça sobre um alto monte formado por seu corpo enrolado ou movendo-se lentamente pelo pântano como um trem sem fim. Datta compara Vasuki a Kaa, a serpente do livro "O Livro da Selva" de Rudyard Kipling, destacando não só sua magnitude, mas também um certo ar de calma majestosa.

A descoberta desse réptil gigantesco não só redefine nossos entendimentos sobre os limites de tamanho entre os répteis, mas também reforça o fascínio contínuo por descobrir e compreender as criaturas que uma vez dominaram a Terra. Vasuki Indicus, com sua impressionante estatura e o intrigante eco de lendas antigas, permanecerá como um símbolo de curiosidade e maravilhamento na paleontologia.

Informaçoes: CNN 

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................