A Descoberta de Uma Nova Espécie na Amazônia

Anaconda Gigante

Desvendando os Mistérios da Floresta: Cientistas embarcam em uma expedição pela Amazônia equatoriana, em 2022, e desvendam um segredo milenar: a existência de duas espécies de anaconda-verde, antes consideradas uma só.

Jornada Científica: A equipe, liderada pelo professor Bryan Fry da Universidade de Queensland, conta com a colaboração do líder indígena Penti Baihua e a ilustre presença do ator Will Smith, que documenta a aventura para o National Geographic.

Foto de Chirag Saini na Unsplash

Diferenças Reveladas: Análises genéticas revelam que as cobras, agora classificadas como anaconda-verde-do-sul (Eunectes murinus) e anaconda-verde-do-norte (E. akayima), divergiram há 10 milhões de anos.

Foto de David Jdt na Unsplash

Habitat e Distribuição: Anaconda-verde-do-sul: Bolívia, Brasil, Peru e Guiana Francesa. Anaconda-verde-do-norte: Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Trindade e Tobago e Venezuela.

Foto de Christian Rosi na Unsplash

Características em Comum: – Tamanho impressionante: podem ultrapassar 7 metros de comprimento e pesar 250 kg. – Não são peçonhentas, mas capturam suas presas com força bruta e constrição.

Foto de PhotographyCourse na Unsplash

Um Encontro Assombroso: O apresentador Freek Vonk se depara com uma anaconda-verde-do-norte de proporções épicas, com uma cabeça do tamanho da sua!

Foto de Dev Abhiram na Unsplash

Ameaça à Sobrevivência: As anacondas gigantes, ícones da Amazônia, estão sob risco devido ao desmatamento e às mudanças climáticas. A proteção do habitat natural é crucial para a preservação da espécie.

Foto de Michael Constantin P. na Unsplash

Um Legado Científico: A descoberta destaca a importância da pesquisa e da preservação ambiental. A expedição contribui para a compreensão da biodiversidade amazônica e da história evolutiva da anaconda.

Foto de Christopher Ivanov na Unsplash

Explore a Amazônia e desvende os segredos da nova espécie de anaconda gigante! 

Foto de Wai Siew na Unsplash

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................