6 tradições curiosas pelo mundo

Ano bissexto  

29 de fevereiro, um dia que só aparece a cada quatro anos! Mas você sabia que essa data peculiar é cercada de tradições curiosas em diferentes culturas?

Foto de Kunj Parekh na Unsplash

Foto de Zoltan Tasi na Unsplash

1. Dia das Mulheres Pedirem Casamento (Kildare, Irlanda) Na Irlanda, o dia 29 de fevereiro é o "Dia do Privilégio das Mulheres", quando elas podem tomar a iniciativa e pedir o amado em casamento. A tradição remonta ao século 5, quando Santa Brígida de Kildare lutou pelo direito das mulheres de tomar a frente na vida amorosa.

2. Comemoração do "Dia do Bissexto" (Finlândia) Na Finlândia, o dia 29 de fevereiro é motivo de festa! O "Dia do Bissexto" é celebrado com eventos especiais, como bailes e banquetes, para homenagear os "nascidos bissextos", que só completam anos a cada quatro anos.

Foto de Andrik Langfield na Unsplash

3. Superstições e crenças (Grécia e China) Na Grécia, o dia 29 de fevereiro é considerado azarado para casamentos e novas empresas. Já na China, acredita-se que a data traz má sorte e, por isso, alguns costumes, como cortar o cabelo, são evitados.

4. "Ano do Dragão Negro" (Japão) No Japão, o dia 29 de fevereiro de 2024 marca o início do "Ano do Dragão Negro", considerado um ano auspicioso e de boa sorte, segundo o horóscopo oriental.

Foto: Akshar Dave

Foto: Nathan Dumlao 

5. Dia de doações (Escócia) Na Escócia, o dia 29 de fevereiro é dedicado à filantropia. A tradição, conhecida como "Leap Day Appeal", incentiva as pessoas a fazerem doações para instituições de caridade.

Foto: Zoltan Tasi

6. Celebração do "Dia do Raro" (diversos países) Em diversos países, o dia 29 de fevereiro é conhecido como "Dia do Raro", uma oportunidade para celebrar as pessoas nascidas em anos bissextos e promover a inclusão e o respeito à diversidade.

E no Brasil? No Brasil, não há uma tradição específica para o dia 29 de fevereiro. Mas, para quem nasceu nesta data, o dia pode ser motivo de comemoração e até mesmo de brincadeiras, já que o aniversário só chega a cada quatro anos!

Curiosidades sobre o Ano Bissexto: – O ano bissexto foi criado pelo imperador romano Júlio César para ajustar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 36 segundos). – O tempo que "sobra" se torna um dia a mais no ano (29 de fevereiro). – Este ano é a 504ª ocorrência do ano bissexto na Era Comum.

Por que precisamos de anos bissextos? Anos bissextos são importantes para que calendário esteja sincronizado com estações do ano. 2024 é um ano bissexto, o que significa que teremos um dia a mais no calendário. 

O que você vai fazer neste dia 29 de fevereiro? 

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................