Uma Celebração de Progresso e Inclusão 

Dia Internacional da Mulher 2024 

Comemorado anualmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar as conquistas, lutas e o direito à igualdade de gênero. A ocasião também reconhece as contribuições femininas para a cultura, a política e a sociedade em diversos setores.

Investindo nas mulheres para acelerar o progresso: tema de 2024 O tema central do Dia Internacional da Mulher em 2024 será "Invista nas Mulheres: Acelere o Progresso", com foco no combate à desigualdade econômica. No entanto, a campanha do mesmo ano carrega o lema "Inspire Inclusão".

O tema da campanha "Inspire Inclusão" reforça a importância da diversidade e do empoderamento em todos os âmbitos da sociedade. Ele pede ações para romper barreiras, desafiar estereótipos e criar ambientes onde todas as mulheres sejam valorizadas e respeitadas. "Inspire Inclusão" incentiva a todos a reconhecerem as perspectivas e contribuições únicas de mulheres de todas as origens, incluindo aquelas de comunidades marginalizadas.

Uma história de luta e conquista O dia 8 de março foi designado como Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.  Porém, a primeira celebração ocorreu em 19 de março de 1911, nos Estados Unidos e em vários países europeus.

A ideia surgiu a partir do movimento trabalhista de 1908, quando diversas operárias têxteis marcharam pelas ruas de Nova York exigindo melhores salários, jornadas de trabalho mais curtas e direito ao voto. O movimento foi liderado pelo Partido Socialista da América. 

Reconhecimento e inspiração para a igualdade O Dia Internacional da Mulher serve para reconhecer as conquistas culturais, políticas, sociais e econômicas alcançadas pelas mulheres.  Além disso, é uma oportunidade para inspirar esforços que visem o fim do preconceito e da discriminação de gênero, promovendo a tão sonhada igualdade.

A data representa um marco na luta contínua pela justiça e equidade, recordando as lutas passadas e inspirando novas gerações a continuar o legado de resiliência e determinação das mulheres em todo o mundo. 

8. profissões dominadas pelas mulheres – Enfermeiras. – Professoras do Ensino Fundamental e Médio. – Assistentes Sociais. – Planejadoras de reuniões e convenções. – Gerentes de serviços médicos e de saúde. – Conselheiros. – Gerentes de serviços sociais e comunitários. – Gestores de Recursos Humanos.

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................