Encanto Celestial: A "Lua Cheia Rosa" Ilumina o Céu do Brasil

Lua Cheia Rosa

Nesta terça-feira (23 de abril), os brasileiros terão o privilégio de testemunhar um dos fenômenos astronômicos mais charmosos: a "Lua Cheia Rosa".  Apesar de seu nome intrigante, a Lua não exibirá uma coloração rosa, mas o evento promete ser um espetáculo visual deslumbrante.

A denominação "Lua Cheia Rosa" origina-se de tradições de povos nativos norte-americanos, que nomeavam as luas cheias de acordo com marcos naturais ou sociais do período.  Neste caso, o nome é uma homenagem à flor Phlox subulata, conhecida como rosa musgo, que floresce abundante na primavera do Hemisfério Norte.

O fenômeno será visível em todo o território nacional, começando às 17h32, horário de Brasília, sem a necessidade de telescópios ou binóculos.  Apenas encontre um local com pouca poluição luminosa e uma vista desimpedida do horizonte para apreciar a beleza da Lua em sua plenitude.

É importante destacar que a "Lua Cheia Rosa" não se classifica como uma superlua. Superluas ocorrem quando a Lua cheia coincide com o perigeu de sua órbita, ou seja, seu ponto mais próximo da Terra. Este alinhamento faz com que a Lua apareça maior e mais brilhante do que em suas aparições regulares.

Para os aficionados por astronomia, o ano de 2024 ainda reserva mais espetáculos, com duas superluas programadas para setembro e outubro.  Enquanto isso, a "Lua Cheia Rosa" oferece uma oportunidade perfeita para admirar o céu e refletir sobre os ritmos naturais que continuam a maravilhar e inspirar a humanidade ao longo dos séculos.

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................