Forte São Francisco Xavier da Barra - Vila Velha, ES

Forte São Francisco Xavier da Barra - Vila Velha, ES

O Forte São Francisco Xavier da Barra é uma fortificação histórica localizada na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Foi construído no século XVIII para defender a entrada da baía de Vitória contra ataques de corsários e invasores.

O forte tem formato circular e está situado na base do morro da Penha, onde também se encontra a famosa igreja de Nossa Senhora da Penha.

VISITAÇÃO AO FORTE

Como chegar?

Acesso pela Rua Antônio Ferreira de Queiroz, s/n, Prainha.Saindo do Centro, acesse a Rua Cabo Aylson Simões, vire na Rua 15 de Novembro e depois na Rua Antônio Ataíde em direção ao Sítio HIstórico da Prainha.

FUNCIONAMENTO: de terça à quinta, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h30 | Nas sextas, de 9h30 às 11h30

AGENDAMENTO: via WhatsApp, pelo número (27) 99984-1691, ou pelo endereço comsoc@38bi.eb.mil.br, com e-mail informando data e hora que deseja visitar o espaço, nome completo e número do documento de identificação dos visitantes.

O forte abriga atualmente o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e possui um pequeno museu que mostra a história da colonização do Espírito Santo e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O museu está aberto ao público de terça à quinta, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h30 | Nas sextas, de 9h30 às 11h30. É necessário levar documento de identidade e grupos acima de 10 pessoas precisam fazer agendamento.

A visitação ao forte é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o passado e o presente do Espírito Santo, além de apreciar a bela vista da baía de Vitória e do morro da Penha.

O forte é um patrimônio histórico e cultural do estado e faz parte do roteiro turístico de Vila Velha.

A história do Forte São Francisco Xavier da Barra remonta ao século XVI, quando o donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, teria erguido uma pequena fortificação na base do morro da Penha, chamada de Fortaleza de São Francisco de Piratininga.

Essa fortaleza, porém, não resistiu ao tempo e aos ataques de corsários e invasores que ameaçavam a região.

Ao longo dos anos, o forte passou por diversas reformas e melhorias, sob o comando de diferentes governadores e engenheiros. Em 1726, recebeu uma nova planta no formato circular, artilhada com quinze peças. Em 1767, passou por novas obras e recebeu uma casa de comando assobradada de dois pavimentos. Em 1857, foi classificado como fortificação de 3ª classe pelo Mapa das Fortificações do Império1.

Hoje, o forte é um dos mais importantes monumentos históricos do Espírito Santo e um espaço cultural que preserva a memória da colonização e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O forte também é um símbolo da fé capixaba, pois está ligado à história da igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado.

Clique em SAIBA MAIS abaixo para ler o artigo completo

Veja outros artigos no nosso site