Recuperação Judicial 

Gol Linhas Aéreas

A situação financeira da GOL Linhas Aéreas pode ser definida nas próximas semanas, indo ou não para uma Recuperação Judicial. 

O prazo terminaria no início da Airline Economics Week Dublin 2024, principal conferência voltado ao leasing aeronáutico. 

A informação é do Broadcast da revista Exame, que aponta que a empresa negocia com os lessores (donos dos jatos) o pagamento de uma dívida de US$1 bilhão de dólares (R$4,9 bi), que corresponde a 70% do valor do leasing de 20 jatos 737-800 que estão parados.

Não é só a Gol: companhias aéreas perderam US$ 4 bi em valor de mercado em 2023

Qual o futuro das aéreas?  Conhecido por ser um setor muito difícil para os investidores devido a sensibilidade grande a custos e sazonalidades, o mercado ainda não se recuperou totalmente da pandemia de Covid-19 e viu os custos ficarem cada vez mais altos. 

Com dívidas que ultrapassam os R$ 20 bilhões, a Gol Linhas Aéreas considera pedir Recuperação Judicial nos Estados Unidos. Sua maior concorrente no mercado brasileiro, a Latam, entrou com o mesmo pedido em 2020.  

No domingo, o jornal Folha de São Paulo disse que a empresa estava considerando entrar com pedido de proteção contra falência nos Estados Unidos no próximo mês. As ações da companhia aérea caíram cerca de 9% esta semana após a reportagem.

A empresa tem lutado com dívidas elevadas e no mês passado contratou a Seabury Capital para ajudar a estabelecer uma revisão da estrutura de capital que abordaria gestão de passivos, transações financeiras e outras medidas para aumentar a liquidez.

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