Guardiãs da Tradição Capixaba 

Paneleiras de Goiabeiras

As Paneleiras de Goiabeiras são verdadeiras guardiãs da cultura capixaba, mantendo viva a tradição e a arte de criar essas panelas tão especiais. 

A Associação das Paneleiras de Goiabeiras, localizada no bairro de Goiabeiras, em Vitória, Espírito Santo, é um tesouro cultural que preserva uma tradição ancestral. Vamos conhecer mais sobre essas habilidosas artesãs e suas icônicas panelas de barro: 

Origem e Técnica: – O ofício das paneleiras remonta a tempos antigos e tem raízes indígenas. Mesmo após a urbanização, o bairro de Goiabeiras manteve essa tradição. As paneleiras aprenderam a técnica geracionalmente, passando de mães para filhas, avós e bisavós.

– O barro utilizado é retirado do Vale do Mulembá. As panelas são moldadas à mão, dispensando o uso de torno e forno. A queima ocorre em fogueiras a céu aberto. O tanino da casca do mangue-vermelho, encontrado no manguezal vizinho, colore o barro de negro e confere resistência às panelas capixabas.

– O ofício das Paneleiras de Goiabeiras é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Iphan, o que garante sua preservação e legitimação junto aos órgãos públicos.

Associação e Organização:A Associação das Paneleiras de Goiabeiras, fundada em 1987, reúne mais de 60 associadas. Ela organiza o espaço do Galpão e divide as funções na fabricação das panelas. O processo de produção envolve quatro trabalhadores: o escolhedor de barro, a paneleira, a alisadora e o tirador de panela. Cada etapa é cuidadosamente executada para criar as peças únicas. O Galpão, inaugurado nos anos 90, é um ponto de encontro, produção e venda das panelas. Ele fica à beira do manguezal, mantendo viva a relação com o ambiente circundante.

Versos Capixabas:“Todo capixaba tem Um pouco de beija-flor no bico Uma panela de barro no peito Uma orquídea no gesto Um cafezinho no jeito Um trocadilho na brincadeira Um congo no andar Um jogo de cintura Um chá de cidreira Uma moqueca perfeita E uma rede no olhar.” — Elisa Lucinda

Endereço: R. das Paneleiras, 55 - Goiabeiras, Vitória - ES 

O local conhecido como "Paneleiras de Goiabeiras", pode ser visitado todos os dias. Funciona de segunda a sábado das 8h às 17h e domingo das 9h às 15h. A entrada é gratuita e tem estacionamento livre.

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................