Supertempestade solar pode causar 'apocalipse' na internet; entenda

O especialista Peter Becker, professor na Universidade George Mason, localizada na Virgínia, Estados Unidos, encarregado do desenvolvimento de sistemas de alerta para atividades solares potencialmente prejudiciais à tecnologia global, destacou a possibilidade de um iminente "apocalipse da internet" em 2024. Segundo suas análises, uma gigantesca tempestade solar poderia impactar todo o nosso planeta.

“A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava  relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, disse  ele, conforme o site Insider Paper.

Conforme afirmado pelo cientista, estamos testemunhando pela primeira vez na história uma coincidência entre o aumento da atividade solar e a crescente dependência da internet pela humanidade. De acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25, que antecipa uma supertempestade solar, está programado para ocorrer mais cedo do que inicialmente previsto.

Inicialmente, as pesquisas indicavam que uma atividade solar de tal magnitude ocorreria apenas em julho de 2025. No entanto, Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade está prevista para o próximo ano, conforme relatado pelo jornal.

Em relação à tempestade solar, o cientista explica que a ejeção de massa coronal do Sol pode inicialmente seguir uma direção diferente no espaço. No entanto, caso essa ejeção seja direcionada à Terra, ele observa que temos aproximadamente 18 a 24 horas de antecedência antes que essas partículas alcancem o planeta, iniciando assim a interferência no campo magnético.

Para além da internet, a rede elétrica, os cabos de fibra óptica, sistemas de navegação, como GPS, satélites e equipamentos de comunicação, podem enfrentar danos que podem demandar meses para serem reparados.