Dicas de lanches para levar na viagem de automóvel.

Compartilhe com seus amigos!

Se você está planejando uma viagem de ônibus, carro ou avião, uma das coisas que você deve se preocupar é com a alimentação.

Levar lanches saudáveis e práticos pode fazer toda a diferença para evitar a fome, a indisposição e os gastos excessivos com comida na estrada ou no aeroporto. Mas quais são os melhores lanches para levar na viagem? Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como escolher e preparar os seus lanches de viagem, além de sugerir algumas opções deliciosas e fáceis de fazer.

lanches para levar na viagem
Imagem de Robert Owen-Wahl por Pixabay

Como escolher os lanches para levar na viagem?

Na hora de escolher os lanches para levar na viagem, você deve levar em conta alguns fatores, como:

  • A duração da viagem: quanto mais longa for a viagem, mais lanches você vai precisar levar. Além disso, você deve optar por lanches que não estraguem facilmente ou que possam ser conservados em uma bolsa térmica.
  • O tipo de transporte: se você vai viajar de ônibus, carro ou avião, você deve considerar as regras e as condições do transporte. Por exemplo, se você vai viajar de avião, você deve verificar as restrições de bagagem e os alimentos permitidos a bordo. Se você vai viajar de carro, você deve evitar lanches que possam sujar o veículo ou que exijam talheres ou pratos.
  • As suas preferências e necessidades: você deve escolher lanches que você goste e que sejam adequados ao seu paladar e ao seu organismo. Por exemplo, se você tem alguma alergia, intolerância ou restrição alimentar, você deve evitar lanches que contenham os ingredientes que te fazem mal. Se você tem diabetes ou hipoglicemia, você deve optar por lanches que tenham carboidratos complexos e proteínas para manter o nível de açúcar no sangue estável.
  • O valor nutricional: você deve escolher lanches que sejam nutritivos e equilibrados, que forneçam energia e saciedade sem exagerar nas calorias, no açúcar, no sal ou na gordura. Você deve priorizar lanches que tenham fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Como preparar os lanches para levar na viagem?

Depois de escolher os lanches para levar na viagem, você deve prepará-los com antecedência e armazená-los adequadamente. Algumas dicas para isso são:

  • Higienize bem os alimentos: antes de preparar os seus lanches, você deve lavar bem as frutas, as verduras e os legumes que vai usar. Você também deve secá-los bem para evitar o excesso de umidade e o risco de contaminação.
  • Embale bem os alimentos: você deve embalar os seus lanches em potes ou sacos plásticos bem fechados e etiquetados com a data de validade. Você também deve separar os alimentos secos dos úmidos para evitar que eles amoleçam ou vazem.
  • Mantenha os alimentos refrigerados: se possível, você deve manter os seus lanches em uma bolsa térmica com gelo ou em um cooler para preservar a qualidade e a segurança dos alimentos. Você também deve evitar deixar os seus lanches expostos ao sol ou ao calor excessivo.
  • Consuma os alimentos na ordem certa: você deve consumir os seus lanches na ordem de maior para menor durabilidade. Por exemplo, você deve comer primeiro as frutas frescas e depois as secas; primeiro os sanduíches naturais e depois os industrializados; primeiro os iogurtes e depois as barras de cereal.

Quais são as opções de lanches para levar na viagem?

Agora que você já sabe como escolher e preparar os seus lanches para levar na viagem, vamos te dar algumas sugestões de opções saudáveis e saborosas que podem te acompanhar na sua jornada. Veja algumas ideias:

  • Frutas: as frutas são ótimas opções de lanches para levar na viagem, pois são ricas em água, fibras, vitaminas e antioxidantes. Você pode levar frutas inteiras, como maçã, banana, pera, laranja, uva ou tangerina; frutas picadas, como melão, melancia, abacaxi ou manga; frutas secas, como damasco, ameixa, banana-passa ou tâmara; ou frutas desidratadas, como maçã, abacaxi, coco ou banana chips.
  • Sanduíches: os sanduíches são lanches práticos e versáteis que podem ser feitos com diversos tipos de pães, recheios e molhos. Você pode optar por pães integrais, sem glúten ou sem lactose; recheios leves e proteicos, como peito de peru, atum, frango desfiado ou queijo branco; e molhos naturais e temperados, como maionese light, mostarda, ketchup ou pesto. Você também pode acrescentar folhas verdes, tomate, cenoura ou pepino para deixar o seu sanduíche mais nutritivo e colorido.
  • Iogurtes: os iogurtes são lanches que fornecem cálcio, proteínas e probióticos que ajudam na saúde dos ossos e do intestino. Você pode levar iogurtes naturais, desnatados ou sem lactose; iogurtes com frutas, granola ou cereais; ou iogurtes gregos, que têm mais consistência e saciedade. Você também pode fazer o seu próprio iogurte caseiro com leite e fermento lácteo.

Barra de Cereais e Biscoitos

dicas de lanche na viagem
Imagem de StockSnap por Pixabay
  • Barras de cereal: as barras de cereal são lanches que dão energia e saciam a fome por mais tempo. Você pode levar barras de cereal industrializadas, mas prefira as que têm menos açúcar, gordura e conservantes; ou barras de cereal caseiras, que podem ser feitas com aveia, mel, castanhas, frutas secas ou chocolate amargo. Você também pode variar as barras de cereal por barras de proteína, granola ou nuts.
  • Biscoitos: os biscoitos são lanches que podem ser doces ou salgados e que podem ser combinados com outros alimentos. Você pode levar biscoitos integrais, sem glúten ou sem lactose; biscoitos de polvilho, de arroz ou de milho; biscoitos de aveia, de banana ou de coco; ou biscoitos recheados com geleia, pasta de amendoim ou creme de avelã. Você também pode fazer os seus próprios biscoitos caseiros com farinhas saudáveis e adoçantes naturais.

Conclusão

Essas são algumas dicas de lanches para levar na viagem de ônibus, carro ou avião. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele te ajude a se alimentar melhor na sua próxima viagem. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. Até a próxima!

Veja mais

Compartilhe com seus amigos!