Home » Tudo sobre Viagens » Américas » LA PAZ – A CAPITAL MAIS ALTA DO MUNDO

LA PAZ – A CAPITAL MAIS ALTA DO MUNDO

Compartilhe com seus amigos!

Não é de hoje que clubes sul-americanos reclamam publicamente contra o que seria uma covardia com os atletas: jogar na altitude de La Paz. Tive o prazer de passar alguns dias na cidade e vou dar minha impressão.

LA PAZ - A CAPITAL MAIS ALTA DO MUNDO
Photo: Andrey khrobostov

A CIDADE

A cidade fica em um vale, cercado de montanhas das mais altas. La Paz está bem próxima dos 4.000 metros de altitude e é a sede administrativa da Bolívia, sendo assim, considerada a capital mais alta do Mundo.
Cerca de dois milhões e meio de pessoas vivem por lá. População nitidamente descendente dos seus povos ancestrais. Talvez La Paz tenha sido a grande cidade em que estive com menor grau de miscigenação, ao menos aparentemente.
A cidade conta com um sistema de teleféricos que permite fácil locomoção de todos e arrisco dizer que La Paz seja a capital mais pobre da América do Sul.

A ALTITUDE

Após chegar pela manhã, rapidamente já comecei a sentir um incômodo na cabeça, que não pensei ser nada de altitude (nem lembrei dela). Sempre que chegamos a um novo país é tanta coisa pra resolver e descobrir que algumas outras coisas óbvias ficam de lado. Horas depois, já no hotel, me foi oferecido um chá de coca para que eu não tivesse dor de cabeça. Aí eu lembrei: estou na ALTITUDE da LA PAZ.
A primeira noite foi em claro, mal dormi, porque tinha falta de ar quando eu pegava no sono. De um em um minuto eu precisava respirar fundo. Um horror.


Já na segunda noite foi pouco melhor. Durante o dia para caminhar o corpo só te permite passos lentos e qualquer esforço acima disso a sensação era a mesma que ter corrido cem metros em boa velocidade.
Juro que quando avistei o Estádio Hernando Siles, lá onde o Brasil perdeu em 1994 para a Bolívia, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: impossível jogar futebol aqui. Visitar como turista está liberado e muito recomendado, apesar de tudo. Excelentes passeios por lá.

6 Destinos incríveis e imperdíveis da América Central

Compartilhe com seus amigos!