Causa intoxicação em banhistas no Litoral Sul de Pernambuco 

Maré Vermelha 

O fenômeno geralmente ocorre no verão e pode causar dores de garganta, coceira, enjoo e vômito

"O governo de Pernambuco informa que, na terça-feira (30), agentes de saúde e de meio ambiente do estado receberam as primeiras informações sobre a possibilidade de casos suspeitos de intoxicações decorrentes da maré vermelha nas praias da cidade de Tamandaré, Litoral Sul do Estado", informa, em nota, a SES-PE.  

Banhistas e surfistas que frequentaram a praia de Maracaípe, no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, em fevereiro de 2019 também sofreram com os sintomas causados pela Maré Vermelha. 

Entre os sintomas da intoxicação relacionadas à maré vermelha, estão irritação na pele, secura nos olhos, vômito e diarreia. 

Pessoas que tiveram contato com a água e até com o vento próximo à orla relataram sintomas como forte dor de cabeça, dor na garganta, coceira, febre, irritação nos olhos, enjôo e tontura. 

Em Alagoas, o fenômeno já foi observado na bacia do Rio São Francisco, na Laguna Mundaú, além de diversas praias. "Essas florações de microalgas podem trazer problemas de pele, gastrointestinal, dor de cabeça, vômito, além de trazer problemas para biota aquática, como peixes e microrganismos, que em contato podem morrer. Em casos mais graves, mas não comuns, pode levar à amnésia e à morte do homem", acrescentou Emerson Soares, pesquisador e professor da Ufal. 

A prefeitura de Ipojuca disse que está monitorando o fenômeno e que, caso identificado, o trecho de praia contaminado pode ser momentaneamente isolado. A recomendação é evitar se aproximar desses trechos setorizados da praia e tomar o banho de mar, para evitar problemas de saúde.  

A gestão municipal também afirmou que a identificação prévia é dificultada por conta das correntezas, que rapidamente dissipam as algas com a movimentação da maré. Em casos de sintomas muito fortes de náuseas e dores de cabeça, a recomendação é procurar um posto de saúde para receber atendimento médico.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou que a maré vermelha é um fenômeno natural, "causado pelo crescimento excessivo de microalgas planctônicas que liberam toxinas, principalmente devido ao aumento de temperatura das águas do oceano nesta época do ano". "O Ibama segue monitorando o caso e aguarda novos dados e análises temporais do deslocamento dessas manchas de microalgas. Como medida preventiva, é sugerido que seja evitada a entrada na água e a circulação nas praias enquanto ocorrer este fenômeno", informou o órgão ambiental.

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................