Confira dicas sobre Pico Pedra Azul - Domingos Martins - ES 

Parque Estadual Pedra Azul

A Pedra Azul, com 1.822 metros de altitude, junto com a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, e a Pedra do Lagarto, formam um belíssimo conjunto rochoso granítico, que além de ser um dos cartões postais do Estado é também considerado um patrimônio geológico brasileiro e fazem parte do Parque Estadual da Pedra Azul.  

O Parque Estadual da Pedra Azul funciona de terça-feira a domingo, com as seguintes regras:

– A entrada é GRATUITA. – O limite diário de visitas é de 150 pessoas. – O acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas. – Não é permitida a entrada de animais domésticos. – Não é permitido o uso de drones. – Horários de entrada para agendamento:Manhã: 08h, 09h, 10h e 11 horas. Tarde: 13 hora Limite de 30 pessoas por horário

ATENÇÃO:  – Devido ao grande número de ausências e à grande procura, será concedido o prazo de até 30 minutos a partir do horário agendado para a pessoa comparecer ao parque. Após esse prazo, a vaga poderá ser concedida a outra pessoa que esteja aguardando. – Em caso de chuva ou mal tempo, a visitação nas trilhas poderá ser fechada a qualquer tempo, para a segurança dos turistas.

AGENDAMENTO VISITAS As visitas são agendadas através do Portal de Agendamento do Governo do Estado.

TRILHAS O Parque possui um circuito de trilhas autoguiadas (percurso sinalizado sem a necessidade de guias) que permite conhecer atrativos como: mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres.

O visitante é livre para escolher realizar o circuito completo ou o circuito parcial. Circuito parcial: Possui cerca de 01km de percurso em trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Permite acesso à base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O tempo estimado de percurso é de 40 a 60 minutos.

Circuito completo: Possui distância total aproximada de 3,5 km e pode ser percorrida de 2 a 3 horas por trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais. 

– Piscinas Naturais: São cavidades na rocha formadas pela ação da água. Para chegar às piscinas naturais é necessário subir uma íngrime ladeira de pedra por cerca de 90 metros com auxílio de um corrimão de corda. O retorno é realizado por outra trilha que possui um trecho de degraus de madeira fixos na rocha.

VEJA TAMBÉM

..................................................

..................................................