Home » Tudo sobre Viagens » Turismo » Pedra Azul

Pedra Azul

Compartilhe com seus amigos!

Se você está procurando um destino para relaxar, curtir a natureza e conhecer um pouco da cultura local, a Comunidade de Pedra Azul em Domingos Martins é uma ótima opção.

Localizada na região serrana do Espírito Santo, a cerca de 100 km da capital Vitória, essa comunidade abriga uma das mais belas paisagens do estado: a Pedra Azul, uma formação rochosa de 1.822 metros de altura que muda de cor conforme a incidência da luz solar, podendo ficar azul, verde ou amarela.

A Pedra Azul, tem esse nome devido ao fato, de que dependendo da incidência de luz solar, a pedra, pode mudar de cor, ficando por não raras vezes de cor azul ou verde e até mesmo amarela. Entretanto, a maior parte do tempo branca acinzentada. Estima-se de que a Pedra Azul mude de cor 36 vezes por dia.

O monumento natural é o principal atrativo do Parque Estadual, uma unidade de conservação que preserva a biodiversidade da Mata Atlântica e abriga diversas espécies de plantas e animais, como bromélias, orquídeas, macacos, veados, onças e andorinhas.

O parque oferece trilhas para os visitantes que querem explorar a natureza e chegar mais perto da pedra, além de lagos, cachoeiras e piscinas naturais para se refrescar.

O Parque

A Comunidade de Pedra Azul em Domingos Martins é um destino perfeito para quem busca contato com a natureza, tranquilidade e cultura. Se você se interessou por esse lugar encantador, não perca tempo e planeje sua viagem!

Mas não é só de Pedra Azul que vive a comunidade. A região também é famosa pelo seu agroturismo, que valoriza a produção rural e oferece aos turistas a oportunidade de conhecer e degustar produtos típicos, como queijos, vinhos, doces, geleias e cafés. Além disso, há diversas opções de lazer e cultura, como passeios de bicicleta, cavalgada, rapel, tirolesa, artesanato e música.

O Bosque

O “Bosque Kaoru Kumazawa”, o famoso Bosque das Cerejeiras, foi inaugurado no ano de 2008, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. E é nessa época, entre meados de Julho a Agosto que acontece a florada das cerejeiras, num período bem curto, cerca de 4 semanas apenas – às vezes, bem menos.

O acesso ao bosque se dá pelo Parque Estadual Pedra Azul, logo ali ao lado da Cafeteria Portal da Pedra Azul. No ano passado, o pagamento da taxa de visitação era feito em dinheiro na guarita de entrada do parque. Especula-se que esse ano o valor cobrado será de R$20,00 e a renda (assim como em 2021) será destinada ao Projeto Beneficente de Equoterapia do Instituto Erling Lorentzen, que atende usuários da APAE em Venda Nova do Imigrante.

COMO CHEGAR:  Mapa

Hospedagem

Para quem quer se hospedar na Comunidade, há várias opções de pousadas charmosas e aconchegantes, que combinam o conforto com o clima serrano. Algumas delas são: Pousada Pedra Azul, Pousada dos Pinhos, Pousada Rabo do Lagarto e Pousada Aargau. Todas elas oferecem café da manhã, wi-fi, estacionamento e outras comodidades.

Mais info

Compartilhe com seus amigos!