Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » 5 Pratos da culinária italiana que você precisa provar

5 Pratos da culinária italiana que você precisa provar

Compartilhe com seus amigos!

As comidas da Itália são muito apreciadas por pessoas de vários lugares do mundo. Saiba quais são as favoritas!

Muitos pratos da culinária italiana caíram no gosto de muitos brasileiros e tem fãs por todo o mundo. Inclusive, é raro encontrar alguma pessoa que não goste pelo menos de uma comida desse país, como, por exemplo, o famoso macarrão. 

Vale ressaltar, que a gastronomia da Itália, não se resume em apenas macarrão, muito pelo contrário, ela apresenta uma variedade de pratos gostosos, ricos em cores, sabores e histórias. 

Para que você conheça ainda mais a gastronomia italiana, incluímos nesse post 5 deliciosos pratos típicos do país e esperamos que independentemente de você prová-los aqui no Brasil ou na Itália, que sua experiência seja extraordinária. 

5 Deliciosas comidas típicas da Itália 

1 – Lasanha 

A lasanha, que é muito apreciada pelos brasileiros, é uma culinária típica da Itália e está na lista de comidas favoritas de muitos italianos. 

Alguns livros afirmam que esse prato é de origem inglesa ou grega, contudo a Itália aperfeiçoou a receita que virou um verdadeiro espetáculo de tão saborosa que ficou. 

A clássica lasanha é feita com massa, carne moída, molho, entre outros ingredientes e receitas. 

Clássica lasanha italiana / Foto: Divulgação
Clássica lasanha italiana / Foto: Divulgação

2 – Espaguete 

O delicioso espaguete, é uma comida italiana que além de fazer muito sucesso no país, conquistou também o coração de muitos brasileiros. 

De origem árabe, a famosa massa foi levada para Sicília (Itália) no século IX e passou a fazer parte da culinária italiana. 

Geralmente o macarrão é servido com molhos, algumas receitas levam carne moída, entre outros ingredientes. 

É importante destacar que alguns estabelecimentos da Itália preservam o macarrão ao dente, então caso você prefira a massa emoliente, consulte como é o preparo do seu espaguete favorito, no restaurante que pretende degustá-lo antes de fazer o pedido. 

3 – Ravioli

O Ravioli, também é uma culinária da Itália, que é bastante consumida aqui no Brasil. 

São mini massas em formato de pasteizinhos feitos com farinha de trigo e ovo e hoje em dia, além de prepararem esse alimento com formatos diferentes do convencional, também costumam colocar recheio como carne, queijo, entre outros tipos de condimentos.

4 – Pizza 

A querida pizza que teve a sua origem no sul da Itália, não é só consumida nesse país, mas em vários outros lugares do mundo. 

A primeira pizza foi criada na cidade de Nápoles, pelo Taffaello Esposito em homenagem à Rainha Margherita, quando viajou para lá. 

Geralmente a pizza da Itália, contém a massa fina, é feita no fogão a lenha e abrange diferentes tipos de ingredientes. 

5 – Gelatto 

Não poderia ficar de fora dessa lista o Gellato italiano, que também é uma das comidas italianas mais amadas e famosas do planeta inteiro. 

Quando o Gelatto foi criado, muitos indivíduos não chegaram nem a provar nos sonhos essa gostosura, pois era um sorvete restrito aos ricos da época. Todavia, hoje em dia é uma sobremesa querida e popular em diversas localidades do mundo. 

Dicas para contar com uma excelente refeição na Itália: 

– Se você tem o hábito de cortar o macarrão com a faca, essa ação não é bem vista por muitos italianos, sendo assim evite fazer isso na Itália. 

– Algumas pessoas gostam de colocar 300 molhos na comida, mesmo ela já tendo molho. Nem nos seus sonhos mais secretos faça isso na Itália, pois eles consideram um desrespeito. 

– Antes de visitar locais para comer na Itália, faça pesquisas sobre o local e observe a opinião dos indivíduos sobre ele, pois assim como na maioria dos lugares, tem pessoas que prestam um atendimento terrível. 

– Permita-se experimentar novos sabores, todavia observe se combina com o seu gosto, para não desperdiçar alimento e jogar dinheiro fora.

Por fim, veja também: Saiba quais são os 5 lugares mais românticos da Itália

Compartilhe com seus amigos!