7 Comidas típicas do continente africano que fazem muito sucesso

Compartilhe com seus amigos!

Se você ainda não experimentou nenhum prato de origem africana, permita-se! 

A princípio, o continente africano possui uma vasta gastronomia, com comidas saborosíssimas, coloridas e com aromas e histórias inesquecíveis. 

Diversas culinárias africanas, com o tempo, chegaram a outros continentes e hoje muitas delas estão na lista de várias pessoas como as favoritas. 

Se você é um viajante, que ama apreciar a gastronomia dos lugares que passa, vai simplesmente amar os pratos africanos. 

Inclusive, alguns dos pratos brasileiros e combinações, muito se assemelham com as da África, como, por exemplo, o casamento do feijão com o arroz.

A comida africana, marca por ser bem temperadinha, então se você é fã de pratos temperados, certamente vai amar. 

É muito comum o uso de pimenta nas comidas, alecrim, cravo, canela, grãos, leguminosas, banana, quiabo, azeite de dendê, amendoim, gengibre, mandioca, entre outros ingredientes. 

Justamente, para que você tenha uma experiência memorável, ao passar pelo continente africano, separamos neste post as 7 comidas típicas do continente africano que fazem o maior sucesso e esperamos que você goste das alternativas apresentadas. 

7 Deliciosas comidas da gastronomia africana 

1 – Calulu – Angola 

Esse é um dos pratos que mais se destaca principalmente nas antigas colônias portuguesas como Angola e São Tomé e Príncipe. 

É um tipo de ensopado que leva carne seca ou peixe e vários vegetais como o quiabo, tomates, alho, pimenta, espinafre, sal, berinjela e o óleo de palma. 

Todavia, aqui no Brasil essa culinária é muito popular, como caruru e é muito degustada na região do nordeste. Contudo, aqui no nosso país, o óleo de palma é substituído pelo óleo de dendê. 

2 – Cachupa – Cabo Verde 

Esse delicioso prato, agrada não só os habitantes de Cabo Verde, como também muitos visitantes que declaram amor por ele. 

A Cachupa é muito semelhante a alguns pratos daqui do Brasil, é uma espécie de ensopado que inclui ingredientes como carnes (ou especialmente peixe), cebola, alho, louro, cenoura, ervilha, milho, feijão, mandioca, repolho, entre outras verduras. 

3 – Koki – Camarões 

Essa saborosa culinária de Camarões, é um bolinho de feijão caupi embrulhado em folha de bananeira, que depois é cozido ao vapor. 

No Koki leva também o óleo de palma, peixes, muita pimenta, entre outros ingredientes. 

4 – Arroz Jollof – África Ocidental 

Essa apetitosa comida de origem africana, embora seja simples, conquista o paladar de quem a experimenta. 

O Jollof é feito com arroz, molho de tomate, temperos, pimentão, cebola, alho e é geralmente servido com carne vermelha, frango ou peixe. 

5 – Sopa de Egusi – Nigéria 

Se sua meta é conhecer os pratos típicos do continente africano, essa deliciosa sopa não pode ficar de fora. 

Nessa sopa vai ingredientes como sementes de melão, especiarias, óleos, folhas de espinafre, carnes, entre outros alimentos. 

A sopa é geralmente servida com arroz, batatas, mandioca, inhame moído ou fufu. 

Doces Africanos 

Os deliciosos doces africanos também não poderiam faltar nessa lista. Veja dois deles abaixo: 

6 – Qumbe – Somália 

Esse doce que faz o maior sucesso entre os docinhos africanos é preparado com leite de coco, coco ralado, açúcar, farinha de trigo e também leite. 

7 – Melktert – África do Sul 

Muito famosa na África do Sul, é uma torta de leite que preserva o preparo de origem holandesa. Nela vai açúcar, a clássica massa de pastelaria, farinha, leite e ovos. 

Se você tem o intuito de conhecer ainda mais a gastronomia africana, porém não tem o intuito de visitar o continente no momento, você pode tentar produzir as comidas em casa mesmo ou experimentar em restaurantes que servem pratos africanos (aqui no Brasil tem ótimas opções). 

Gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários! 

Por fim, veja também: 3 Restaurantes da África do Sul que recebem muitos elogios

Compartilhe com seus amigos!