Home » Tudo sobre Viagens » Rio de Janeiro » Araçatiba: paraíso ecológico na Ilha Grande

Araçatiba: paraíso ecológico na Ilha Grande

Compartilhe com seus amigos!

Araçatiba é uma enseada localizada na Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. É a segunda mais importante comunidade da ilha em atividade turística, e é um destino ideal para quem busca contato com a natureza.

Araçatiba: paraíso ecológico na Ilha Grande
Araçatiba: paraíso ecológico na Ilha Grande 2

Mergulhe em Águas Transparentes

A principal atração de Araçatiba é a incrível transparência das suas águas calmas e verdes. Isso faz deste lugar o cenário perfeito para a prática de snorkel e mergulho autônomo. Você também pode desfrutar de emocionantes passeios de canoa ou caiaque e, com sorte, avistar tartarugas, arraias e golfinhos.

Praias Deslumbrantes e Atividades Noturnas

A comunidade de Araçatiba é abençoada com seis praias incríveis: Praia Grande de Araçatiba (a principal), Araçatibinha, Praia do Viana, Praia da Cachoeira, Praia Vermelha e Praia de Itaguaçú. Você pode explorar todas essas praias através de trilhas que ligam um paraíso ao outro. À noite, as opções de entretenimento são oferecidas pelas aconchegantes pousadas e restaurantes locais.

Vida na Comunidade de Araçatiba

Aproximadamente 370 pessoas chamam Araçatiba de lar e dependem principalmente da pesca para sustento. Você pode saber mais sobre aspectos como saúde, educação, segurança, comunicação, comércio e energia ao visitar esta encantadora comunidade.

Principais Atrações e Atividades em Araçatiba

Além de desfrutar das águas cristalinas e das praias de tirar o fôlego, há muitas atividades de lazer em Araçatiba, incluindo:

  • Snorkel para contemplar a fauna e flora subaquáticas nas águas claras.
  • Assista ao pôr do sol sobre a Serra do Mar.
  • Faça passeios de barco para locais incríveis como Lagoa Verde, Sítio Forte, Lagoa Azul, Saco do Céu, Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Meros e a Gruta do Acaiá.
  • Explore trilhas de caminhadas leves e médias.
  • Experimente o stand-up e o caiaque.
  • Pesque nas águas locais.
  • Visite o Mirante da Lagoa Verde no Pico do Urubú.

Como Chegar a Araçatiba

Para chegar a Araçatiba, você tem duas opções:

Faça a conexão com Angra dos Reis através de barcos diários que transportam os moradores da Enseada, incluindo a Praia Vermelha e Itaguaçú. É como se fosse um ônibus aquático, fazendo algumas paradas ao longo do caminho. Também há o Flexboat Natiga, um barco de turismo preparado para transporte de passageiros que faz a travessia em apenas 25 minutos entre Angra dos Reis e a Enseada de Araçatiba. Ele também oferece passeios pela Ilha Grande.

Conclusão:

Araçatiba é um destino perfeito para quem busca uma viagem relaxante e em contato com a natureza. A enseada oferece uma variedade de atrações, que agradam a todos os gostos.

Ilha de Cataguases, a mais linda de Angra dos Reis

Compartilhe com seus amigos!