Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » AS CINCO PRAIAS MAIS AZUIS DO BRASIL – PRAIAS MAIS CRISTALINAS

AS CINCO PRAIAS MAIS AZUIS DO BRASIL – PRAIAS MAIS CRISTALINAS

Compartilhe com seus amigos!

Após anos e anos na estrada, tendo frequentado mais de uma vez a maioria dos destinos nacionais, dos mais famosos aos picos secretos me sinto a vontade para escrever sobre o tema. Até porque com as redes sociais vemos o tempo todo esse tipo de “eleição” que na realidade não passa de opinião de muitos ou, algumas vezes como o caso de hoje, opinião do autor. Águas cristalinas, azul turquesa, ou com aquele tom de verde claro, normalmente reflexo da mata atlântica, são o sonho de consumo de 9 em cada 10 turistas que visitam o litoral brasileiro. Então esse é meu ranking de “PRAIAS MAIS CRISTALINAS” do Brasil.

AS CINCO PRAIAS MAIS AZUIS DO BRASIL – PRAIAS MAIS CRISTALINAS
AS CINCO PRAIAS MAIS AZUIS DO BRASIL – PRAIAS MAIS CRISTALINAS 3

QUINTO LUGAR – ILHA DO CAMPECHE, SANTA CATARINA

Este pedaço de paraíso na costa de Florianópolis ainda é bastante desconhecida do público em geral e surpreende sempre que entra nas listas de praias mais bonitas do Brasil por desconhecimento dos viajantes. Mas de fato a ilha merece o destaque. Vale destacar que parte deste desconhecimento se deve ao fato de haver limitação de número diário de visitantes. No máximo 800 pessoas na alta temporada e a chegada a ilha necessariamente precisa ser feia por embarcação credenciada. Mas garanto que vale a tentativa da visita.

QUARTO LUGAR – PENÍNSULA DE MARAÚ, BAHIA


O litoral sul da Bahia tem dezenas de praias que mereceriam estar nesta lista caso tivéssemos um ranking um pouco maior. Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Morro de São Paulo merecem menção, mas a praia de Taipu de Fora em Barra Grande foi a eleita quarta praia mais cristalina do Brasil. Próximo a Itacaré e Ilhéus, este pedaço de paraíso tem ficado famoso pelas badaladas festas de Reveillon.

TERCEIRO LUGAR – FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO

Noronha, para os íntimos, não poderia ficar de fora desta lista e aqui esclareço o que já deveria ter sido mencionado. Não é possível eleger uma praia se as praias ao lado têm o mesmo mar e fundo somente mudando o nome. Apesar de serem totalmente diferentes, a Bahia dos Porcos e a Praia do Sancho tem as mesmas características de transparência, até porque são vizinhas. Se o critério fosse “melhor praia” até poderíamos separar, porém como estamos a falar de “praia mais cristalina” ou mais azul, aqui há um empate pelas características e vizinhança. Noronha é mesmo um espetáculo e a Praia da Conceição e do Cachorro merecem também a citação.

SEGUNDO LUGAR – MARAGOGI, ALAGOAS

Maragogi fica no litoral Norte de Alagoas e é famosa tanto pelos Hotéis de Luxo quanto pelos Galés de águas transparentes e fundo de areia branca, o que diga-se de passagem, é o que faz a coloração da água ficar ainda clara. Inúmeros são os passeios saindo do continente que te levam a uma bancada de areia rasa com algumas pedras que dão aquela sensação de piscina natural e água azul turquesa. Um espetáculo da natureza.

PRIMEIRO LUGAR – ARRAIAL DO CABO, RIO DE JANEIRO

Incontestável. A praia mais transparente do Brasil, de coloração mais azul que chega a “doer” os olhos quando se avista pela primeira vez é, sem dúvidas, a praia do Pontal do Atalaia ou a vizinha Praia do Forno em Arraial do Cabo, litoral norte do Rio de Janeiro próximo a Cabo Frio. E o que faz a água ser tão transparente? Alguns alegam ser a salinidade outros o fenômeno da ressurgência que é o afloramento das águas mais profundas e claras. Mas o que de fato dá a sensação de transparência na praia é o conjunto destas águas azuis com um fundo de areia branca e fina como poucas no país. Assim, juntas, essas duas características fazem das praias de Arraial do Cabo as mais transparente, azuis e cristalinas do Brasil.

ILHA DO CAMPECHE, SANTA CATARINA

PENÍNSULA DE MARAÚ, BAHIA

FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO

MARAGOGI, ALAGOAS

ARRAIAL DO CABO, RIO DE JANEIRO

Roteiro de Praias na Itália: Explore 10 Lugares Paradisíacos à Beira-Mar!

Compartilhe com seus amigos!