A cidade de Castelo fica na região Central Sul do Espírito Santo, a cerca de 145 km da Capital Vitória. Todos os anos, na festa de Corpus Christi, Castelo ganha destaque nacional por realizar a festa religiosa com exposição de tapetes, criados por fiéis e moradores da cidade.
Mas não é só pelos tapetes de Corpus Christi que Castelo é conhecida não. O turismo de aventura também é muito praticado na cidade. Castelo é cercada de montes, vales, rios e cachoeiras. Por isso vamos mostrar, em especial, os principais atrativos naturais dessa cidade linda.
Se você é aventureiro vai ficar com vontade de ir lá agora.
PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE
Esse é um dos parques estaduais mais frequentados por turistas aventureiros.
É no Parque Estadual do Forno Grande que fica o Pico do Forno Grande, o segundo ponto mais alto do ES. Do alto do pico o visitante pode visualizar o Pico da Bandeira de um lado e do outro a região litorânea do ES. É possível fazer trilha, escalada ao pico, fazer piquenique entre outras atividades. Confira.
Centro de Visitantes
É a partir daqui que começa a aventura pelo parque. Nesse ponto os visitantes têm as principais informações sobre o funcionamento do parque e sua história. Além disso existe uma exposição dos animais que já foram registrados vivendo por lá.
O Centro conta com banheiros e bebedouros e logo atrás uma área de piquenique e um mirante com vista para a Pedra Azul.
Cachoeira de Forno Grande
Seguindo trilha a partir do Centro de Visitantes, chegamos a uma cachoeira linda, mas temporária. A Cachoeira de Forno Grande tem cerca de 30 metros de altura e fica com água apenas no período do verão. Mas mesmo seca a beleza dela impressiona os visitantes.
Gruta da Santinha
Após passar pela Cachoeira, chegamos a Gruta da Santinha.
Conta-se a história de que o parque possuía um funcionário, Sr. Alair Tedesco, que era o responsável pela manutenção da trilha do parque. Ele levou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para deixar na gruta e ali parava todos os dias para orar. Daí o nome da Gruta da Santinha.
Poços Amarelos
Recebemos muitas fotos desses poços. Devido a presença de minerais nas formações rochosas que formam piscinas naturais, e matéria orgânica em decomposição, a água ganha um tom amarelado.
Vale a pena parar nesses poços viu?! As fotos ficam massa!
Mirante da Pedra Azul
Cerca de 1km a frente dos Poços Amarelos, chega-se ao Mirante da Pedra Azul. Até esse ponto são cerca de 3h30 (ida e volta) de trilha.
Quem chega até lá é presenteado com uma vista de POCAR da Pedra Azul, Pedra do Lagarto e Pedra das Flores.
Pico do Forno Grande
A distância da entrada do Parque até o pico é de 3,5km, que dá cerca de 6 horas entre ida e volta. Em alguns trechos o relevo é bem íngreme, o que torna necessário o uso de equipamentos para escalada. A visita precisa ser agendada e é necessário guia.
INFORMAÇÕES GERAIS – PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE
Telefone: (27) 99727-6295
E-mail: [email protected]
Agendamento para escalada ao pico: [email protected]
Como chegar: https://goo.gl/maps/8K93RVHgghu69VJb6
CACHOEIRA DO PEDREGULHO – FURLAN
A Cachoeira do Pedregulho fica a cerca de 21km do Centro de Castelo, e também é conhecida como Cachoeira do Furlan, por estar dentro da propriedade da Família Furlan.
É um local ideal para ir e passar um dia ou fim de semana. Por lá tem restaurante com comida caseira deliciosa (uma das melhores que já provamos), lanchonete, área de camping e área para prática de rapel.
Por ter uma infraestrutura bem atrativa, o lugar recebe muitos visitantes que gostam de esportes de aventura, famílias e amigos que utilizam o espaço para confraternizações e acampar.
Aliás, o camping é bem equipado, com banheiros e pontos de energia elétrica.
O paredão de pedras em torno da cachoeira é perfeito para a prática de rapel. Então, se você gosta de praticar, precisa ir conhecer. Temos certeza que vai se impressionar com a beleza da Cachoeira e seus 90 metros de queda d’água.
COMO CHEGAR: https://goo.gl/maps/ea2ZMxN9jJvxtmq17
CONTATO: (27) 99975-7900 – Família Furlan
GRUTA DO LIMOEIRO
A importância histórica dessa gruta é tão grande, que ela virou Patrimônio Histórico Estadual.
A Gruta do Limoeiro teve grande importância para estudos sobre a pré-história do Espírito Santo, além da importância relacionada à formação dos espeleotemas no interior dela.
Lá dentro é possível encontrar diversas formações como cortinas, estalactites, travertinos e estalagmites. Tudo a apenas 15 km de distância do Centro de Castelo.
A infra estrutura do local conta com um Centro de Visitantes com recepção, auditório, banheiros, lojinha de agroturismo regional, salão de exposições. O visitante pode aprender um pouco da história do local e do ES e ainda levar uma lembrancinha para casa.
Se você se interessou em visitar o local, entre em contato com o Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro e tenha mais informações a respeito do funcionamento, normas do local e agendamento.
Ah… confere aqui um vídeo que temos de como chegar e da beleza que é lá dentro da gruta.
COMO CHEGAR: https://goo.gl/maps/NXzeki5jK9fo4dmW8
INFORMAÇÕES CENTRO DE VISITANTES: (28) 99986-1542