Home » Tudo sobre Viagens » Rio Grande do Sul » Cânion Perau do Facão: Um Tesouro Natural no Rio Grande do Sul

Cânion Perau do Facão: Um Tesouro Natural no Rio Grande do Sul

Compartilhe com seus amigos!

Cânion Perau do Facão: Um Tesouro Natural no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul, conhecido por sua rica cultura e paisagens deslumbrantes, abriga um tesouro natural que tem atraído a atenção de turistas de todo o mundo: o Cânion Perau do Facão.

Localizado no município de Arvorezinha, a cerca de 200 km de Porto Alegre, este cânion é um espetáculo da natureza que vale a pena conhecer.

Cânion Perau do Facão (3)
Foto: valedeinformacoes

Onde fica: Cânion Perau do Facão

Arvorezinha, conhecida como a ‘Terra da Erva-Mate’, é o lar do Cânion Perau do Facão. Este município gaúcho encanta os visitantes com suas belezas naturais, e o cânion é, sem dúvida, uma das principais atrações.

O Cânion Perau do Facão abre aos sábados, domingos e feriados. A entrada no parque é R$ 25 e o horário é das 8h às 17h. Os demais dias da semana é sob agendamento.

O que esperar

O Cânion Perau do Facão é composto por três grandes cascatas e cachoeiras, cercadas de vegetação nativa primária. A cascata é composta por duas quedas, cada uma com o seu poço, onde o banho é permitido. Do ponto mais alto até o chão, são cerca de 80 metros. A vista é simplesmente espetacular, e a energia do lugar é contagiante.

Dicas para a visita

O acesso ao cânion é público¹. Antes de entrar, os visitantes recebem orientações de segurança¹. Apesar do trecho curto, de pouco menos de 1 km, a estimativa é que ele seja percorrido por até 2 horas, a pé, no meio da mata.

Portanto, é essencial levar repelente e filtro solar¹. Mesmo se tratando de uma trilha, 250 metros do trajeto têm piso especial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.

Curiosidades: Cânion Perau do Facão

O nome do cânion foi dado por antigos moradores da região devido à sua formação geológica. “Foi devido à formação geológica do perau.

É uma fatia estreita, comprida, afinada, principalmente na parte superior que, uma vez vista do alto, remeteu aos moradores a imagem de uma lâmina afiada, um facão”, conta Valdecir Breciani, sócio proprietário do Cânion Perau do Facão.

Conclusão

O Cânion Perau do Facão é um verdadeiro espetáculo da natureza. Seja pela beleza das suas cascatas, pela rica vegetação nativa ou pela energia única do lugar, uma visita a este cânion é uma experiência inesquecível.

Então, da próxima vez que você estiver planejando uma viagem ao Rio Grande do Sul, não se esqueça de incluir o Cânion Perau do Facão em seu roteiro. Você não vai se arrepender!

Rio Grande do Sul: 5 lugares que vão te surpreender no Rio Grande do Sul

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *