Conheça 8 pratos típicos da gastronomia do Oriente Médio que fazem muito sucesso

Compartilhe com seus amigos!

As comidas do Médio Oriente encantam pelas cores, aromas, sabores e apresentações! 

A princípio, a gastronomia do Oriente Médio é muito rica e saboreada por pessoas de várias localidades do mundo por conta de suas características e combinações. 

Pão Pita Recheado
Pão Pita Recheado

As comidas do Médio Oriente são muito famosas pelo uso de temperos que além de dar um toque especial nos pratos, deixa-os com gostinho de quero mais. 

Outro ponto que vale ressaltar é que a carne bovina não é muito consumida no Oriente Médio, pelo fato de não ser muito encontrada por lá. 

Por esse motivo e também por conta do sabor, a carne de cordeiro é a mais consumida nesta região. 

Separamos neste post 8 comidas típicas do Oriente Médio que fazem muito sucesso. Confira e depois deixe nos comentários se você já provou alguma delas; 

8 Pratos típicos do Médio Oriente que você precisa conhecer 

1 – Hummus

O famoso Hummus, é uma deliciosa pastinha de grão-de-bico, sal, alho, suco de limão, azeite de oliva e tahine (pasta de gergelim). Ela é servida usualmente como entrada e acompanhada com pão. 

É importante destacar que tem indivíduos que acrescentam beterraba, espinafre, manjericão, açafrão, entre outros alimentos.  

2 – Shawarma 

O Shawarma é uma iguaria muito popular em vários lugares do mundo. É um pedaço grande de carne, geralmente de carneiro, que é assada girando em um espeto.

Usualmente essa carne é servida com o pão árabe e muito se assemelha ao churrasco grego daqui do Brasil. 

Shawarma
Shawarma

3 – Pão Pita 

Também conhecido como pão árabe, e pão sírio, ele é assado e feito com farinha de trigo e fermento biológico. 

Esse apetitoso pão é normalmente servido com distintos, molhos, pastas (de homus, babaganuche que é a pasta de berinjela ou coalhada) e com recheios (de carne, legumes ou vegetais).

Leia mais: 3 Restaurantes da África do Sul que recebem muitos elogios

Pão Pita
Pão Pita

4 – Falafel 

O Falafel é um bolinho de grão-de-bico muito apreciado pelos brasileiros. Além de ser preparado com grão-de-bico, ele também leva alho, azeite, coentro, cominho, páprica e pimenta-caiena. 

Algumas das suas versões são empanadas com sementes de gergelim e é servido com molhos. 

5 – Kafta 

Essa iguaria também é muito consumida aqui do Brasil. Em sua composição vai carne de cordeiro, de boi ou a mistura de ambas. 

Parecido com o quibe e com uma almôndega grelhada, é servida no espeto como um churrasco.

Kafta
Kafta

6 – Esfiha 

É uma pequena torta assada servida aberta e também fechada. As esfihas recebem recheios como carne moída, queijo, frango, entre outros sabores. 

Esfihas
Esfihas

7 – Quibe

O Quibe, que é amado por muitos brasileiros, também não poderia faltar nessa lista. 

É um bolinho preparado com carne moída, bulgur (triguilho), entre outros ingredientes. Ele é consumido frito, assado e também cru. 

Delicioso quibe
Delicioso quibe

8 – Kunafa 

É um doce típico árabe feito com aletria (um macarrão super fininho, parecido com o cabelinho-de-anjo), queijo, açúcar, entre outros ingredientes. 

Via de regra a saborosa Kunafa é servida quentinha para preservar o queijo derretido. 

Caso você não tenha planos de ir para algum país do oriente médio, não significa que você nunca provará dessas delícias, pois aqui no Brasil tem ótimos restaurantes que servem vários pratos desta região. 

Vale muito a pena ir com a família ou com os amigos nos restaurantes que servem comidas do Médio Oriente, pois geralmente servem um banquete. 

Se decidir ir só, antes de fazer o pedido, pode perguntar para algum funcionário se pode levar o restante da refeição para casa, se não conseguir comer tudo. 

Levando em consideração que em alguns locais não tem nenhum restaurante que serve esse tipo de comida, enfatizamos que você pode tentar reproduzir em casa o prato que mais lhe chamou a atenção e degustar. 

Se você fizer o pão árabe, aproveite e faça também alguma pasta para acompanhar, o pão por si só é uma delícia com a pastinha fica ainda mais gostoso. 

Você já comeu alguma dessas comidas? 

Deixe a sua opinião nos comentários! 

Por fim, veja também: Conheça as 7 comidas típicas que fazem muito sucesso no Paraguai

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário