Estado do Espirito Santo: Orgulho de Ser Capixaba.

Compartilhe com seus amigos!

O Espírito Santo é aquele estado que fica ali, na Região Sudeste do Brasil, e que muita gente confunde com outros lugares. Mas quem conhece, sabe que ele tem uma identidade única e vibrante. É um lugar onde a natureza e a cultura se misturam de um jeito que só quem é capixaba entende.

Vamos começar pelas praias. Ah, as praias! Guarapari, Vila Velha, Vitória… cada uma com sua beleza e seu charme. E não é só de sol e mar que vive o Espírito Santo. A culinária é algo que merece destaque. A moqueca capixaba, feita na panela de barro, é uma experiência que você precisa ter. É sabor, tradição e amor em um prato só.

Mas o Espírito Santo não é só praia e comida boa. Tem história, tem cultura. O Convento da Penha, por exemplo, é um daqueles lugares que você visita e sente a energia do lugar. E o que dizer das festas tradicionais como a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante? É alegria pura!

TURISMO RELIGIOSO: No Estado do Espirito Santo

A religiosidade do povo capixaba é muito forte e se faz presente durante o ano todo com grandes manifestações. A maior delas é a Festa da Penha, uma homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, que é comemorada com romarias e missas no Convento da Penha, em Vila Velha.

O Convento da Penha, um dos ícones do Estado do Espirito Santo, é um santuário construído pelos escravos em 1558 em cima de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Outra manifestação religiosa muito popular é a Festa de São Benedito, tradicional evento realizado em janeiro e comemorado em vários municípios do Estado.

São muitos os identificadores da religiosidade capixaba. Entre eles podemos destacar a igreja Tirol, em Santa Leopoldina, construída em 1988, em estilo neogótico; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no município de Alegre, feita de barro e madeira, em 1851; a Igreja Nossa Senhora das Neves, construída em meados do século XVII, na Praia das Neves, em Presidente Kennedy; e a Igreja Nossa Senhora do Amparo, o principal marco histórico do município de Itapemirim, inaugurada em 1885.

E aí, você que é capixaba, sentiu o orgulho aí? E você que não é, ficou com vontade de conhecer? O Espírito Santo é isso: um estado que surpreende, que acolhe e que faz a gente se sentir em casa.

Praia da Costa em Vila Velha - Espirito santo
Praia da Costa em Vila Velha

Se você quer entender o que é ser capixaba, precisa visitar o Espírito Santo. É um estado que tem de tudo um pouco e que tem um jeito todo especial de ser. É o orgulho de ser capixaba!

Mais



Leia mais: TURISMO em VITÓRIA e VILA VELHA

Compartilhe com seus amigos!