Igreja do Rosário em Vila Velha – Segundo registros históricos, ainda como capela, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída na Prainha, em Vila Velha, no ano de 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, sendo a mais antiga do Brasil ainda em funcionamento. Em 1551, com a chegada dos jesuítas ao solo capixaba, ergueu-se outra capela maior, consagrada à Nossa Senhora do Rosário.?
Na igreja encontra-se a Pedra d’Ara, encravada no altar, trazida pelo donatário assim que veio de Portugal. De acordo com pesquisas, a Igreja Católica tinha costume de ofertar às Pedras d’Ara, relíquias pertencentes a mártires canonizados por ela, como forma de reanimar a fé nos santos.
A igreja também preserva em seu acervo o documento de doação das santas relíquias de São Colombo e São Liberato, além do selo hispânico em cera vermelha, conforme o Diploma do Vaticano em 1751.
Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016
A construção passou por vários reformas devido à fragilidade de sua edificação original, que consistia em argila, conchas trituradas e areia. Uma delas foi patrocinada por Dom Pedro II durante sua visita a Vila Velha, em 1860 e, como forma de homenagem, sua fachada foi reconstruída, passando a exibir o brasão de Portugal.
Tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950, a arquitetura da igreja tem influência representativa do período barroco e é emoldurada por palmeiras imperiais, situadas na praça da frente, junto aos obeliscos em homenagem ao donatário Vasco Fernandes Coutinho.
As obras de restauro terão início em janeiro de 2016 com previsão de término no final de dezembro. O valor da obra é de R$ 959.157,00, custeado pelo Instituto Sincades em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Vila Velha.
A empresa responsável pela restauração será o Instituto Modus Vivendi, que vai trabalhar em constante diálogo com a comunidade e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, coordenada pelo Frei Paulo Roberto Pereira.
Informaçoes: Prefeitura de Vila Velha e Secult