Home » Tudo sobre Viagens » Notícias » Mashco Piro: Maior Tribo Isolada do Mundo Faz Aparição Rara em Novas Imagens

Mashco Piro: Maior Tribo Isolada do Mundo Faz Aparição Rara em Novas Imagens

Compartilhe com seus amigos!

Mashco Piro – Fotos raras capturaram os Mashco Piro, uma tribo anteriormente não contatada, emergindo de seu território isolado na Amazônia peruana. As imagens, divulgadas pela Survival International na terça-feira, mostram diversos membros da tribo relaxando à beira de um rio. Este avistamento ocorre em meio a crescentes preocupações sobre o bem-estar dos Mashco Piro.

Maior Tribo Isolada do Mundo
Mashco Piro
Mashco Piro: Maior Tribo Isolada do Mundo Faz Aparição Rara em Novas Imagens 2

Segundo a FENAMAD, um grupo local de direitos indígenas, o aumento da atividade madeireira na área está provavelmente expulsando a tribo de suas terras tradicionais. Os Mashco Piro podem estar se aproximando de assentamentos em busca de alimentos e um refúgio mais seguro.

A Survival International relata que as fotos foram tiradas no final de junho, perto das margens de um rio em Madre de Dios, uma província no sudeste do Peru que faz fronteira com o Brasil.

“Essas imagens incríveis mostram que um grande número de Mashco Piro isolados vive sozinho a poucos quilômetros de onde os madeireiros estão prestes a iniciar suas operações”, disse a diretora da Survival International, Caroline Pearce.

Mais de 50 Mashco Piro apareceram recentemente perto de uma aldeia do povo Yine chamada Monte Salvado. Outro grupo de 17 apareceu na aldeia próxima de Puerto Nuevo, informou a ONG, que defende os direitos indígenas.

Os Mashco Piro, que habitam uma área localizada entre duas reservas naturais em Madre de Dios, raramente aparecem e não se comunicam muito com os Yine ou qualquer outra pessoa, segundo a Survival International.

Várias empresas madeireiras possuem concessões de madeira dentro do território habitado pelos Mashco Piro.

Uma empresa, Canales Tahuamanu, construiu mais de 200 quilômetros de estradas para seus caminhões de madeira extraírem toras, de acordo com a Survival International.

Um representante da Canales Tahuamanu em Lima não respondeu a um pedido de comentário.

A empresa é certificada pelo Forest Stewardship Council, segundo a qual possui 53.000 hectares de florestas em Madre de Dios para extrair cedro e mogno.

O governo peruano relatou em 28 de junho que moradores locais haviam relatado ter visto os Mashco Piro no rio Las Piedras, a 150 quilômetros da cidade de Puerto Maldonado, capital de Madre de Dios.

Os Mashco Piro também foram avistados do outro lado da fronteira no Brasil, disse Rosa Padilha, do Conselho Indigenista Missionário dos bispos católicos brasileiros, no estado do Acre.

“Eles fogem dos madeireiros no lado peruano”, disse ela. “Nesta época do ano, eles aparecem nas praias para pegar ovos de tracajá (tartaruga amazônica). É quando encontramos suas pegadas na areia. Eles deixam para trás muitas cascas de tartaruga.”

“São um povo sem paz, inquieto porque estão sempre fugindo”, concluiu Padilha.

Torre Eiffel, Paris – Tudo o que você precisa saber!

Compartilhe com seus amigos!
Avatar de Redação Capixaba da Gema
Seguir Redação Capixaba da Gema:
Olá, viajantes e techies! Sou Hilquias Darcley, especialista em explorar novas fronteiras e tecnologia em viagens. Com experiência e conhecimento em tendências, ofereço dicas valiosas para viagens conectadas e inesquecíveis.