Primeiramente é importante compreender o significado do termo. O projeto Bandeira Azul se trata de um prêmio
de ecológico que pode ser dado a Marinas, Embarcações de Turismo e Praias seguindo alguns critérios
para a conquista como: gestão e educação ambiental, qualidade da água e ainda contarem com adequado tratamento do lixo, banheiros, acesso controlado de animais, equipamentos de primeiros socorros, dentre outras providências como ações educacionais no local.
ESTADOS DO BRASIL COM PRAIAS BANDEIRA AZUL
A título de curiosidade, Santa Catarina foi o estado brasileiro com maior número de praias certificadas “bandeira azul” somando um total de quinze praias em sete diferentes cidades e uma grande novidade: a praia do ITÁ, a primeira praia fluvial das américas e receber o título “bandeira azul”.
O Rio de Janeiro foi contemplado com o título em nove praias sendo que na capital fluminense, a praia da Prainha
e Reserva voltaram para a lista após um ano fora por problemas de prazo de entrega de documentação (aparentemente burocracias não cumpridas).
A Bahia tem esse ano quatro praias, como a praia do paraíso (Guarajuba) que serão contempladas oficialmente
na premiação no início de Novembro que tem intuito de fomentar a preocupação ambiental nos gestores e tomadores de decisão.
Além dos estados citados acima, São Paulo, Ceará e Alagoas e Ceará tem praias qualificadas.
O ESPIRITO SANTO E A BANDEIRA AZUL – QUAIS AS PRAIAS?
Não existe sequer uma praia no Espírito Santo que tenha recebido a certificação. Infelizmente. A praia da Sereia em Vila Velha havia recebido o prêmio na temporada 21/22 mas por razões de balneabilidade perdeu o importante reconhecimento nacional e internacional no cenário ambiental e de gestão. Uma pena.
No total, trinta e uma praias brasileiras preencheram os critérios para entrarem na lista.