Home » Tudo sobre Viagens » Turismo Internacional » O Inverno Capixaba e a Região Serrana

O Inverno Capixaba e a Região Serrana

Compartilhe com seus amigos!

O inverno capixaba é uma época do ano que atrai muitos turistas para a região serrana do estado, onde as temperaturas são mais baixas e o clima é mais agradável.

Neste post, vamos falar sobre algumas das atrações e curiosidades dessa região, que encanta pela sua beleza natural, cultura e gastronomia.

inverno capixaba
O Inverno Capixaba e a Região Serrana 16

Formação da Região

A região serrana do Espírito Santo é formada por 14 municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves e Anchieta. Cada um deles tem suas particularidades e encantos, mas todos compartilham de uma paisagem exuberante, com montanhas, vales, cachoeiras e florestas.

Castelo e seus atrativos

Castelo possui diversos atrativos para os visitantes, como a Serra do Castelo, que deu origem ao nome da cidade por lembrar os castelos medievais europeus. Nessa serra, há a Gruta do Limoeiro, uma caverna de 600 metros de extensão que abriga formações rochosas impressionantes e um lago subterrâneo. Outro ponto turístico é o Parque Estadual do Forno Grande, que possui uma área de 470 hectares de Mata Atlântica e abriga o segundo pico mais alto do estado, com 2.039 metros de altitude.

A cultura italiana também é um atrativo de Castelo, pois o município foi colonizado por imigrantes dessa origem no final do século XIX e início do século XX. A influência italiana pode ser vista na arquitetura, na gastronomia e nas festas típicas da cidade. Uma das mais famosas é a Festa da Polenta, que acontece anualmente no distrito de Venda Nova do Imigrante e celebra a tradição culinária dos colonos. Outra festa que atrai muitos visitantes é a Festa de Corpus Christi, que enfeita as ruas da cidade com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais.

Características da Região

Uma das características mais marcantes do inverno capixaba é a possibilidade de ocorrer geada em alguns pontos mais elevados da região serrana. A geada é um fenômeno que ocorre quando a temperatura do ar fica abaixo de zero grau Celsius e o vapor de água se condensa em forma de cristais de gelo sobre as superfícies. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a geada pode ocorrer principalmente nos meses de junho e julho na região serrana e no Caparaó.

Outra característica do inverno capixaba é a diminuição das chuvas e o aumento da umidade relativa do ar. Isso favorece a formação de nevoeiros entre a noite e o início da manhã, que criam um cenário mágico e misterioso nas montanhas. Os nevoeiros são causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, praticamente sem vento.

A gastronômicas da região serrana

O inverno capixaba também é uma ótima oportunidade para aproveitar as delícias gastronômicas da região serrana. A culinária local é influenciada pelas tradições dos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães, que se instalaram na região no século XIX. Entre os pratos típicos estão a polenta, o macarrão caseiro, o socol (salame artesanal), o chucrute (repolho fermentado), o strudel (torta de maçã) e o chocolate quente. Além disso, a região serrana também é famosa pela produção de café de qualidade, que pode ser degustado em diversas cafeterias e fazendas.

socol
Crédito: Vitor Jubini/MTur

Passeios na Região

Para quem gosta de cultura e história, a região serrana também oferece diversas opções de passeios e visitas. Uma delas é conhecer o município de Santa Teresa, considerado o berço da imigração italiana no Espírito Santo e também a primeira reserva natural do Brasil. Santa Teresa abriga o Museu Mello Leitão, dedicado à vida e à obra do naturalista Augusto Ruschi, que estudou a fauna e a flora da região e foi pioneiro na defesa dos beija-flores. Outra opção é visitar o município de Domingos Martins, que preserva a cultura e a arquitetura germânica em suas construções históricas e festas típicas.

Por fim, para quem busca aventura e contato com a natureza, a região serrana também tem muito a oferecer. Uma das principais atrações é o Parque Nacional do Caparaó, que abrange parte dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais e onde se encontra o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude. O parque oferece diversas trilhas, cachoeiras e mirantes, além de uma rica biodiversidade. Outras opções de ecoturismo na região serrana são o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, que tem como destaque a formação rochosa que muda de cor conforme a incidência da luz; e o Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, que possui uma das maiores quedas d’água do estado, com 270 metros de altura.

pico da bandeira, caparaó es
O Inverno Capixaba e a Região Serrana 29

Como vimos, o inverno capixaba e a região serrana do estado têm muito a oferecer para quem busca um destino diferente e encantador. Se você se interessou por essa região, não deixe de conferir as opções de hospedagem e pacotes turísticos que selecionamos para você. Aproveite e faça já a sua reserva!

Veja mais

Compartilhe com seus amigos!