Você já ouviu falar no estado do Espírito Santo? Não? Pois agora vamos te apresentar este lindo estado da região sudeste brasileira.
Para começar, você precisa saber que aquele que nasce no Espírito Santo é chamado Capixaba
ou Espírito-Santense e, segundo a sua população, “nós não temos sotaque”!
Desconhecido de muitos brasileiros amantes de viagens e que adoram passar suas férias viajando pelo Brasil, o estado do Espírito Santo é um pequeno estado localizado na região sudeste do mapa com cerca de 46.184,1km² e 3.833.712 habitantes segundo o censo feito no ano de 2022.
O Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil, incluindo o Distrito Federal, ocupando a 23ª posição da tabela que contém 27 unidades federativas e seu território é responsável por 0,541% de todo o território nacional podendo ser comparado ao território da Estônia, localizado ao norte da Europa.
O Turismo Capixaba
Mas não o subestime! Apesar de pequeno, o local possui uma surpreendente variedade de qualidades a seu favor, principalmente, quando se trata de belezas naturais, e para aqueles amantes de uma boa praia, passeios, trilhas e circuitos de aventuras pelas montanhas, com bastante vegetação, rios, cachoeiras e paisagens rochosas de tirar o fôlego de qualquer um!
Apesar de cercado por outras potências turísticas e econômicas como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, o Estado do Espirito Santo que possui a segunda menor capital do país de nome Vitória, é maior apenas que Palmas no Tocantins e ocupa a segunda posição no ranking de melhores cidades para se viver no Brasil de acordo com a ONU, perdendo apenas para Florianópolis em Santa Catarina e é a nona melhor cidade para envelhecer de acordo com um estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, de 2017.
Com tantos dados estatísticos a seu favor, não é a toa que o Estado do Espírito Santo é capaz
de lhe servir com um vasto leque de oportunidades de lazer.
Banhado por um litoral de norte a sul, o Espírito Santo oferta diversas praias ao longo do seu
litoral, destaque para as praias ao Sul, na região de Guarapari, de águas cristalinas bastante frequentadas no verão e em férias escolares, principalmente, pelos nossos vizinhos mineiros.
É rico em rios e Cachoeiras, com inúmeras para visitar ao longo de seu território,
possui a terceira maior montanha do Brasil, o Pico da Bandeira, aonde visitantes vem de todos os
lugares para enfrentar frios que podem chegar a temperaturas negativas no inverno e assistir a um nascer do sol sobre um mar de nuvens que é realmente surreal.
A Capital Capixaba
A capital Vitória possui construções históricas ainda da época colonial, além de bares, quiosques, bristrôs e etc para sentar e curtir uma musiquinha ao vivo com os amigos, já a cidade de
Vila Velha fica responsável pelo maior cartão postal do Estado, o Convento da Penha,
onde também é palco do maior evento religioso do estado, a Festa da Penha que atrai caravanas do Brasil todo.
Vila Velha também abriga lindas praias e o Morro do Moreno, de onde é possível apreciar Vitória e Vila Velha, além de uma vista privilegiada do Convento da Penha e da
Terceira ponte.
O interior conta com diversos circuitos agroturísticos e atividades festivas como o festival de música de Jazz & Bossa em Santa Teresa, o Festival de Forró em Itaúnas, as festas típicas das cidades imigrantes como a Festa do Uva e do Vinho, Festa da Polenta, Festa do Morango entre outras.
O interior possui também muitas rampas de voo livre, destaque para a rampa de Ubá em Castelo que já sediou campeonatos mundiais da prática esportiva.
Hoje vamos ficando por aqui, mas isto não é tudo!
Venha conhecer o Espirito Santo!
Deixe um comentário