Home » Tudo sobre Viagens » Destaques » Parque Estadual do Forno Grande

Parque Estadual do Forno Grande

Compartilhe com seus amigos!

Parque Estadual do Forno Grande

Histórico

O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Estado do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande com 2.039m, além de quedas d`água e trilhas. Local de especial riqueza biológica, também abriga espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.

Informações aos visitantes
Como chegar até o parque

O acesso ao Parque é feito por estrada de terra de bom estado de conservação.

Distâncias em Km:

De Pedra Azul, passando por Alto Caxixe até o PEFG. 28km

  • Do Trevo da Fazenda do Estado, passando pelo Caxixe Frio até PEFG. 23km
  • De Pedra Azul passando por São Paulinho do Aracê até PEFG. 28km
  • De Cachoeiro, passando por São Paulinho do Aracê até PEFG. 77km
  • De Castelo, passando pela Fazenda da Prata até o PEFG. 32km
  • De Castelo, passando pelo Limoeiro até o PEFG. 42km.
Infra-Estrutura

O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora.

O parque ainda conta com um alojamento restrito para pesquisadores, com camas, colchões, cozinha e banheiro.

Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há pousadas e restaurantes nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.  Acesse o site da prefeitura de castelo ou informe-se na Agência Castelo de Turismo pelo telefone (28) 3542-0484/5199 para obter maiores informações.

Trilha dos Poços Amarelos

Nível de dificuldade: médio
Distancia: 850m
Duração média do percurso (ida e volta): 2 a 3h de caminhada
Atrativos: conjunto de piscinas naturais de cor amarelada devido a grande quantidade de ferro existente na água, nos quais os visitantes podem tomar banho.

Trilha da Cachoeira

Nível de dificuldade: fácil
Distância: 290m
Duração média do percurso (ida e volta): 30 minutos de caminhada
Atrativos: cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura.

Grau de dificuldade: médio
Distância: 1800m
Duração média do percurso (ida e volta): de 3:30 a 4h de caminhada
Atrativos: vista panorâmica dos municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Vargem Alta, sendo possível avistar a Pedra Azul, Frade e a Freira, Parque do Itabira e o Pico da Bandeira.

Trilha do mirante da Pedra Azul

Imagens e Videos: laiza Fardim

Dicas aos visitantes
  • Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais.
  • Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
  • O salvamento ou socorro em ambientes naturais é caro e complexo. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.
  • Trate os moradores da área e os funcionários do parque com cortesia e respeito. Seja educado e comporte-se como se estivesse visitando casa alheia. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do meio rural.
  • Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.
  • Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

Fonte: Programa de Conduta Consciente em Ambientes Naturais, MMA.

Visitação
Agendamento

Todo o passeio deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 24 horas (1 dia), e deverá ser sempre acompanhado por um guarda-parque do IEMA.

Telefone para agendamento:(27) 3248-1156
Horário de funcionamento:8:00h as 17:30h.
Atenção:O horário de saída para o passeio nas trilhas é as 9h da manhã e à 13:30h da tarde, não sendo realizada saídas em outros horários.
Tamanho máximo dos grupos:O passeio pode ser feito por grupos de no máximo 40 pessoas até a Cachoeira e a Gruta da Santinha, e de no máximo de 20 pessoas até os Poços Amarelos e o mirante.
Ingresso:Temporariamente, a partir de março de 2008, o passeio para todas as trilhas é GRATUITO.
Trajes e roupas:Todo o visitante deverá trajando roupas leves e confortáveis, calça comprida e calçado fechado sem salto e com boa aderência ao solo.
Banho:O visitante poderá banhar-se nas cachoeiras e piscinas naturais e levar roupa de banho.
Lanches e água:O parque não possui lanchonete em seu interior, por isso recomenda-se que o visitante leve água e um lanche leve ou desfrute dos restaurantes localizados nas proximidades. As trilhas possuem pontos de água potável e bancos e mesas para contemplação, descanso ou lanche.
Outras atrações locais:Aproveite a sua visita e conheça outras atrações locais próximas ao Parque

O parque, administrado pelo IEMA, mantém uma estrutura aberta ao público com centro de visitantes “Onça Pintada” (museu) e trilhas de fácil acesso. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (28) 9966 7550.

Agendamento de visitas, denúncias e informações geraisTel: (27)3248-1156      Fax: (27)3136-3470
Endereço local:Forno Grande, Zona Rural, Castelo. Espírito Santo.
Compartilhe com seus amigos!