13 - Praia da Areia Preta

Praia de Areia Preta

A Praia da Areia Preta, localizada em Anchieta, é uma praia urbana com cerca de 500 metros de extensão e mar calmo. Ela é muito frequentada pelos turistas e moradores locais, já que é uma das praias mais populares da região.

A praia possui vista panorâmica do Monte Aghá, em Piúma, e é considerada boa para a atracação de barcos, embora suas dimensões não comportem infraestrutura náutica. Além disso, é possível fazer passeios de escuna e mergulho com empresas locais.

No segmento do turismo náutico, a Escola de Mergulho da região oferece pesquisas científicas marinhas, turismo recreativo e de lazer, como mergulho contemplativo e passeios. As praias de águas tranquilas, os recifes de corais e a imensa vida marinha fazem deste litoral um dos melhores pontos de mergulho do Estado.

São vários roteiros subaquáticos que podem ser explorados pelos mergulhadores, como o naufrágio do navio Paquetá, a Pedra do Lastro, a Pedra do Mero, a Pedra do Meio, a Pedra da Cororoca, o Pinna e Cabo Frio, a Caldeira, o Jardim de Rodolito e o Banco de algas, flora e fauna marinha. Os mergulhadores podem observar lagostas, polvos, corais, tartarugas e espécies raras.

O acesso à praia é feito pela Rodovia do Sol e pela Avenida Padre Anchieta, que são totalmente asfaltadas e ficam dentro do balneário.