Nesta quinta-feira (17), o céu do Espírito Santo brilha intensamente com a maior superlua de 2024. Esse fenômeno ocorre quando a Lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, coincidindo com a fase cheia.
Desde o entardecer, o espetáculo celeste já pode ser apreciado. Embora o auge da superlua tenha ocorrido às 08h27min, a melhor visualização começou a partir das 19h, conforme explica o astrônomo local, que observa com entusiasmo o fenômeno. Além do Brasil, outras partes do mundo também puderam testemunhar esse evento.
Atualmente, a Lua está a cerca de 357.363 quilômetros de distância do planeta, apresentando um tamanho 14% maior e um brilho até 30% superior ao habitual. Com o tempo firme em diversas regiões do Estado, muitos capixabas aproveitaram para contemplar essa maravilha natural.
Lua do Caçador
Este é, sem dúvida, o segundo fenômeno lunar do ano. Primeiramente, a primeira superlua foi observada em 19 de agosto, quando a distância era de 361.900 quilômetros. Além disso, a próxima superlua está prevista para 15 de novembro, momento em que a Lua estará a 361.867 quilômetros da Terra.
A superlua de outubro é conhecida como “Lua do Caçador”. Essa nomenclatura se baseia nas tradições indígenas norte-americanas, que utilizavam a luz intensa da Lua para facilitar a caça antes da chegada do inverno. Portanto, os capixabas estão tendo uma oportunidade única de vivenciar esse fenômeno fascinante.