O Túnel Encantado, mais conhecido como Túnel de Matilde, foi construído no início do século XX pelos espanhóis, com o objetivo de desviar o fluxo da água do córrego formado pelo Rio Novo de Matilde, que passava por cima da linha férrea.
Atualmente, esse local se transformou em um popular ponto turístico, atraindo muitos visitantes aventureiros que vão a Matilde em busca de emoção, considerando a descida do túnel um verdadeiro desafio.
Assim, não há motivos para deixar de se aventurar por lá. A descida pode levar cerca de 20 minutos; no entanto, para que a experiência seja repleta de adrenalina, separamos algumas dicas importantes:
1. Cuidado com os degraus.
O túnel de Matilde tem, ao todo, 65 degraus. E estes degraus são altos para uma pessoa de estatura mediana e perigosa para crianças e idosos.
Além disso, há um fluxo constante de água e a irregularidade do piso pode causar tropeços. Ou seja, é necessário ter atenção ao se fazer a travessia, pois o túnel também tem pouca luz.
2. Leve uma lanterna.
Mais perigoso que a altura dos degraus é a escuridão, durante a maior parte da travessia. Não é recomendado entrar no túnel sem lanterna ou outro aparelho que ilumine a descida.
3. Use tênis.
Sandálias são escorregadias e não dão firmeza ou segurança. É aconselhável usar tênis, sapatos fechados pois são mais seguros. Nunca desça descalço.
4. Não esteja alcoolizado.
Esporte radical não combina com álcool e realizar essa mistura pode ser perigoso. Bebida alcoólica prejudica a coordenação motora do individuo e retira toda a sua atenção, duas sensações muito necessárias para a realização do trajeto.
Enfim; Agora que você ficou esperto e irá seguir todas as dicas, agende uma data e venha realizar mais esta aventura, dentre tantas outras que Alfredo Chaves disponibiliza para você.
Deixe um comentário