O Frade e a Freira
É formação granítica gigantesca natural com 683 metros altitude na divisa de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Itapemirim, próximo a BR 101. São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito.
Há muitos anos atrás, não se sabe quando, um frade e uma freira peregrinavam juntos semeando a fé cristã aos povos nativos da região sul do estado do Espírito Santo.
A cumplicidade entre os dois era tanta, que aos poucos perceberam que o sentimento que carregavam era amor entre homem e mulher. Tentaram resistir, mas quem consegue fugir do amor? O sentimento profano tomou conta do coração e da alma, e acabaram se entregando um para o outro.
As pessoas da região contam, que diante do sofrimento de ambos, divididos entre o rigor do celibato e o fogo do amor, Deus condenou-os a viverem juntos pelo resto da vida. Mas como condenação? Colocando-os frente a frente, foram transformados em uma gigantesca montanha, em posição de respeito ato de oração.
(por: João Quinellato Filho)
A Ilustração feito pela Danielle Pioli ART, dá uma ideia de como seria.
Benjamim Silva (1886 – 1954 ) com o soneto “O Frade e a Freira”:
e como que num hábito embuçado,
pôs, naquele recanto, a natureza
a figura de um frade recurvado.
E sob um negro manto de tristeza
vê-se uma freira , tímida ao seu lado,
que vive ali rezando, com certeza,
uma oração de amor e de pecado.
Diz a lenda – uma lenda que espalharam –
houve um frade e uma freira que se amara
E eternizou o amor dos dois amantes
Nessas duas montanhas de granito.
Monumento Natural Frade e a Freira
Monumento Natural é um tipo de unidade de conservação classificada como unidade de proteção integral que tem o objetivo de proteger cenários de rara beleza. Por essa razão, esta unidade de conservação terá como área o maciço rochoso, englobando a formação principal e as formações adjacentes. Mesmo ocupando a área de mil hectares, apenas trará grande benefício para os moradores da região situada entre Cachoeiro do Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.
A Unidade de Conservação foi criada, em setembro de 2007, pelo decreto estadual nº 1.917-R. A região foi declarada como Patrimônio Natural Cultural, por meio da Resolução nº 07, do Conselho Estadual de Cultura, em 12 de junho de 1986. Apresenta um conjunto granítico de 683 metros de altitude, com fragmentos florestais característicos da Mata Atlântica, que se constitui um marco representativo do Estado do Espírito Santo denominado O Frade e a Freira. É um ponto muito utilizado para esportes de escalada. A região é cercada de lendas e histórias folclóricas a respeito das formações rochosas.
Área aproximada: 861,4 ha.
Localização: Municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.
Fonte: Wikipédia
Como chegar?
É no km 402 da BR-101 que fica seu acesso. Logo depois do pedágio. Da BR até o ponto em que conseguimos chegar de carro, a estrada de chão é obrigatória, 10 minutos de carro e caminhando em media 1 hora.
Ela costuma estar bem patrolada, sendo possível subir com um carro comum (mas a chuva pode mudar esta situação).
GOSTEI MUITO DA PÁGINA, CAPIXABA DA GEMA.. DOS POEMAS EXALTANDO O MONUMENTO NATURAL DENOMINADO: O FRADE E A FREIRA. O AUTOR BENJAMIM SILVA, SÃO DE UMA BELEZA SEM PAR. ELE É PARENTE DE NOSSA FAMÍLIA SILVA, MOREIRA & LIMA. SOU AUTOR DE UMA NOVA VERSÃO DO MONUMENTO, É POSSÍVEL DIVULGAR NESTE SITE.
A arte (desenho) do Frade e a Freira está errado!
A Freira não tem este cabeção monstruoso!
O véu da Freira não cobre só a cabeça, ele cobre CABEÇA, OMBROS, BRAÇOS e MÃOS, pois ela está em posição de ORAÇÃO e com as MÃOS UNIDAS, o que faz com que os COTOVELOS empurrem o véu para fora, fazendo as duas pontas do véu.