Para quem quer Fugir do agito da grande Vitória e mergulhar na natureza é um dos sonhos de muitos capixabas e turistas. Para isso, não é preciso enfrentar horas e horas na estrada: felizmente, algumas cidades próximas a capital são verdadeiros refúgios em meio ao verde e paisagens naturalmente bonitas.

Pedra dos Três Pontões em Afonso Claudio, ES
A Pedra Três Pontões é a principal atração turística do município de Afonso Cláudio, no estado do Espírito Santo.
Está anexado ao Parque Municipal Pedra 3 Pontões. Sua forma consiste em três grandes Pontões em cima da pedra,
daí o nome. Essa fabulosa pedra abriga muito da fauna da Mata Atlântica e atrai turistas de todo o lugar,
pelo alpinismo e possibilidade de saltos de parapente.Mapa

Morro do Moreno, Vila Velha

Subida ecológica no Monte Aghá, Itapemirim ES
Monte Aghá
Maciço rochoso de 300 metros de altura, a 100 metros da areia da Praia do Martinho. Apesar de compor o cenário de fundo da Praia de Piúma o mesmo pertence à extensão territorial do município de Itapemirim. Na língua dos Tupiniquins, Monte Aghá quer dizer “Monte de ver Deus”. Ideal para escaladas, trekking e voos de asa delta, desde que acompanhados de equipamentos e profissionais treinados. Para quem o vê a partir de Itapemirim, sua figura e a de um elefante deitado e, segundo os esotéricos, o fato representa riqueza para Itapemirim.
Mais informações: clique aqui

Monte Mestre Alvaro, Serra ES
O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É uma formação rochosa de origem vulcânica com aprox 1.000 metros de altitude no Estado do Espírito Santo. Vale muito a pena a visita.
São aproximadamente 3 horas de caminhada até o topo que compensa todo o esforço, o visual e magnifico.

Parque Estadual do Forno Grande, Castelo ES
O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Estado do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande com 2.039m, além de quedas d`água e trilhas. Local de especial riqueza biológica, também abriga espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro.
No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.
Mais informações: clique aqui

Pedra Azul em Domingos Martins, ES
O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado em 1991 para proteger um conjunto de valores culturais onde se destaca a Pedra Azul, de formação de granito e gnaisse a 1822 metros de altitude, que pode ser vista desde a BR 262. Sua fauna é riquíssima, possuindo diversas espécies, tais como: macaco-prego, tatu, tamanduá de colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão pelada, trinca ferro, sabiá, além de animais ameaçados de extinção como o sagüi da serra, a onça pintada e o barbado.

Pedra Do Cruzeiro, Marilândia ES
A Pedra do Cruzeiro também é conhecida como Pedra da Liberdade. O topo é alcançado após a subida de cerca de 2.500 degraus.
Localiza-se a 13 km da sede do município de Marilândia, na comunidade de Alto Liberdade.
Avistada a quilômetros da cidade, é uma das montanhas mais altas da região, com mais de 700 metros de altura.
Mais informações: Clique aqui

Pedra da Baleia e Gruta da Onça em Vitória, ES
Percorrendo pelas trilhas do parque, além de desfrutar da natureza e ter a oportunidade de avistar alguns animais em preservação, há também atrações como uma pequena capela dos tempos dos Jesuítas, grutas e logo atrás do parque uma imensidão verde que nos possibilita avistar belas paisagens panorâmicas das cidades de Vila Velha, Vitória e Serra!
Mais informações: Clique aqui

Pedra do camelo em Pancas, ES
Pedra Camelo – Considerado o principal cartão postal da cidade; possui 720 metros de altura.
Mais informações: clique aqui

Parque Municipal de Goiapaba-Açu em Fundão
Localizado no Distrito de Irundi, o parque é constituído por uma elevação granítica de mais de 840 metros de altitude onde se situa o pico do Goiapaba-Açu, na divisa dos municípios de Santa Teresa e Fundão. Do cume do pico, é possível se avistar diversos municípios e parte do litoral entre a Grande Vitória e Linhares.
A unidade fica no entorno do Parque Natural Municipal de Goiapaba-Açú, que possui trilhas, mirante e restaurante. Há registro de 133 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção (Campephilus robustus e Procnias nudicollis).
Mais informações: clique aqui
Para quem ama as belezas naturais Capixabas..
10 destinos obrigatórios e imperdíveis.
E aí, gostou das nossas dicas? Tem algum comentário, crítica ou sugestão?