Home » Tudo sobre Viagens » Américas » 11 Curiosidades sobre a Costa Rica que você precisa saber

11 Curiosidades sobre a Costa Rica que você precisa saber

Compartilhe com seus amigos!

No decorrer da leitura, você vai descobrir várias coisas sobre Costa Rica e os costa-riquenhos 

A Costa Rica é famosa por receber muitos turistas de várias localidades do mundo. Além de ser um lugar repleto de cenários encantadores, abriga vários atrativos que tornam o país um local ainda mais especial. 

Costa Rica / Foto: Divulgação
Costa Rica / Foto: Divulgação

Para que você fique por dentro de vários fatos sobre esta localidade, incluímos neste post 11 curiosidades sobre a Costa Rica, referente a história, o povo, a gastronomia e muito mais.

11  Fatos sobre a Costa Rica 

1 – Está entre os 30 países mais felizes do mundo 

Conforme o relatório da ONU de 2023, a Costa Rica está em 23.º como um dos países mais felizes do mundo e é o país latino-americano mais bem posicionado na lista com relação aos demais.

É importante destacar que não é a primeira pesquisa que a Costa Rica ocupou uma boa posição nesse ranking, muito pelo contrário, já foi considerado um dos países mais felizes do mundo em outras ocasiões. 

Segundo o Relatório Mundial de Felicidade de 2021, a Costa Rica tinha ficado em 16.º na lista de países mais felizes do mundo. 

Embora esse ano o país tenha caído na colocação como um dos países mais felizes do mundo, fazendo uma comparação com 2021, continua liderando na lista dos países mais felizes da América Latina. 

2 – O país tem como meta zerar a emissão de carbono

Embora cada vez mais, muitos países estão se preocupando com a emissão de carbono, infelizmente muitos deles ainda continuam muito longe de zerar ou diminuir a emissão de carbono de forma significativa. 

A Costa Rica está seguindo um atalho com o intuito de zerar a emissão de carbono até 2050 e pretende assim se tornar um ótimo exemplo para o mundo.

Veja também: Costa Rica: Uma jornada por esse país fascinante

3 – O feijão e o arroz também fazem parte das comidas típicas do país

Para muitas pessoas o arroz e o feijão apenas se casam aqui no Brasil, mas, na verdade, essa informação não procede, levando em consideração que nesse país muitos indivíduos amam essa combinação deliciosa.

Prato costa-riquenho / Foto: Divulgação
Prato costa-riquenho / Foto: Divulgação

4 – Pura Vida 

Na Costa Rica é muito comum ver as pessoas usando a frase “pura vida” em diversas ocasiões. 

5 – Muitos habitantes são apaixonados por café 

Os costa-riquenhos simplesmente amam café! 

Inclusive, no século XX a principal indústria da época era o café, e foi responsável por fazer com que o país crescesse bastante economicamente. 

Café fresco / Foto: Divulgação
Café fresco / Foto: Divulgação

6 – O exército foi abolido

No ano de 1949, após uma guerra muito sangrenta, os governantes decidiram abolir o exército do país e investir fortemente na educação.

7 – O custo de vida é alto por lá

Engana-se quem pensa que a Costa Rica é um ótimo destino da América Latina para fazer compras, pois o custo das coisas neste local geralmente é alto. 

8 – Alguns lugares são muito difíceis de encontrar

Alguns indivíduos, principalmente turistas, se deparam com uma enorme dificuldade para encontrar endereços, pois as ruas não tem nome e muitas não têm números. 

Na Costa Rica, é comum darem pontos de referência para facilitar a localização do lugar, porém alguns desses pontos não existem mais, o que pode atrasar ainda mais o encontro do endereço. 

9 – A banana é uma fruta muito apreciada pelos costa-riquenhos 

Uma das frutas mais cultivadas nas plantações do país, é a banana.

As pessoas da região costumam saborear essa fruta de várias formas, inclusive em pratos salgados.

10 – A casa das borboletas e das aves 

Costa Rica é um lugar repleto de borboletas e pássaros, foram registradas mais de 1250 espécies de borboletas e 900 tipos de aves. 

11 – Os norte-americanos se sentem em casa 

O país é muito frequentado pelos norte-americanos. Na cidade de Jacó, por exemplo, a língua principal é o inglês, os anúncios estão nesse idioma e a maioria dos funcionários se comunicam usando esse dialeto.

Por fim, veja também: Conheça os 4 Melhores Restaurantes de Costa Rica

Compartilhe com seus amigos!