3 Fazendas Históricas para visitar no Espirito Santo

Compartilhe com seus amigos!

O Espírito Santo é um estado com uma rica história, que remonta à época do Brasil colonial. Essa história pode ser vista em diversos monumentos e construções históricas, incluindo as fazendas.

As fazendas do Espírito Santo foram construídas no período colonial e no Império, e serviam para a produção agrícola, principalmente de café e cana-de-açúcar. Essas fazendas eram também importantes centros econômicos e sociais, e abrigavam grandes famílias e seus escravos.

Atualmente, as fazendas históricas do Espírito Santo são importantes patrimônios culturais do estado. Elas são visitadas por turistas de todo o mundo, que buscam conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura capixaba.

Aqui estão três fazendas históricas para visitar no Espírito Santo:

1 – Fazenda Santa Rita: um patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo

A Fazenda Santa Rita é uma propriedade histórica localizada no município de Muqui, no estado do Espírito Santo. A fazenda foi fundada em 1860 pelo senhor Gabriel Ferreira, um senhor de escravos. Em 1890, a fazenda foi comprada por João Evangelista Lobato Galvão de São Martinho e sua esposa, Maria das Dores Monteiro Lobato Galvão.

A fazenda possui uma grande área verde, com muitas árvores, palmeiras centenárias e vegetação preservada. Aos fundos do casarão, junto ao viveiro, parte uma trilha passando por um pequeno córrego e segue por um caminho de terra batida. A trilha é sinalizada e margeada por plantas e pedras pintadas de branco, que delimitam o caminho a ser percorrido.

A fazenda foi a primeira da região a possuir luz elétrica e telefone. Era uma fazenda autossuficiente, com ferraria, curral, plantio e apenas comprava os manufaturados.

Atualmente, a Fazenda Santa Rita é dedicada ao turismo rural, hospedagem e eventos. A fazenda pertence à família Monteiro Lobato, que cuida com carinho do local e preserva sua história e cultura.

Informações:

Como chegar: saindo de Muqui seguindo para Mimoso do Sul, fica a apenas 5 km da sede/Rodovia Sebastião Tâmara (Muqui x Mimoso), km 5

2 – Fazenda do Centro: um importante marco histórico e cultural do Espírito Santo

A Fazenda do Centro é uma propriedade histórica localizada no município de Castelo, no sul do estado do Espírito Santo. A fazenda foi fundada em 1845 pelo major Antônio Machado Vieira da Cunha, um fazendeiro norte-fluminense que se instalou na região para a exploração do café.

A fazenda foi construída por mão de obra escrava e chegou a possuir, em seu auge, 600 cativos. Os escravos trabalhavam nas lavouras de café, nas atividades domésticas e na construção de edifícios.

A fazenda também abrigava um elenco de artistas escravos que se apresentavam no teatro, na música e em outras atividades culturais. Esses artistas expressavam suas aspirações pela liberdade através da arte.

A fazenda foi desativada após a abolição da escravatura, em 1888. Atualmente, a fazenda é um patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo e está aberta à visitação.

Segundo pesquisas na internet, a Fazenda do Centro é um importante marco histórico do Espírito Santo. A fazenda representa a ocupação do interior do estado pelo ciclo do café e a exploração da mão de obra escrava.

A fazenda também é um importante patrimônio cultural do estado. A presença de artistas escravos na fazenda é um exemplo da resistência e da criatividade do povo negro.

A fazenda está localizada na rodovia ES-164, no km 18, em Castelo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Informações

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Fazenda do Centro
Localização: Rod. Venda Nova do Imigrante – Castelo – Castelo-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 5/1984
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 79, folhas 9v e 10

3- Fazenda Jucutuquara (Museu Solar Monjardim): a história de uma fazenda colonial que se tornou um museu

O Museu Solar Monjardim é um museu histórico localizado no bairro de Jucutuquara, na cidade de Vitória, Espírito Santo. O casarão colonial, construído na década de 1780, foi sede da antiga Fazenda Jucutuquara, que abrigou ao longo de quase dois séculos importantes personagens da história regional e nacional.

A fazenda era propriedade dos padres da Companhia de Jesus, mas foi adquirida pelo comerciante Gonçalo Pereira Pinto após a expulsão dos jesuítas. Em 1816, a propriedade passou a ser da família Monjardim, que a manteve por 150 anos.

O casarão foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1940 e, a partir de 1942, passou a abrigar o Museu Capixaba. Em 1964, foi transformado no Museu de Arte e História, que reuniu os acervos do Museu Capixaba e do Museu de Arte Sacra.

Em 1980, o Museu foi reaberto com o nome de Museu Solar Monjardim e a proposta de reconstituir uma residência rural e o contexto sociocultural de uma família abastada. O acervo do museu, composto de cerca de 4.000 peças, é um remanescente dos museus citados anteriormente.

O Museu Solar Monjardim é um importante patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo. Ele preserva a memória da fazenda colonial e da família Monjardim, além de oferecer um panorama da vida cotidiana de uma família abastada no século XIX.

Essas são apenas algumas das muitas fazendas históricas que podem ser visitadas no Espírito Santo. Ao visitar essas fazendas, os turistas podem ter uma experiência única e aprender um pouco mais sobre a história e a cultura capixaba.

Hospedagem na região

Informações

Endereço: Av. Paulino Muller, s/n – Jucutuquara, Vitória – ES, 29040-712
Tel: +55 (27) 3322-4807 (geral) e 3223-6609 (agendamentos)
Email: [email protected]
Horários: De terças a sextas-feiras, das 9h às 16h30. Sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 13h às 17h.

Siga nos nas redes sociais: Instagram, X, Facebook

Veja Também: 15 Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *