Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » 6 Curiosidades sobre Vitória que você precisa saber

6 Curiosidades sobre Vitória que você precisa saber

Compartilhe com seus amigos!

Confira algumas informações dessa bela localidade que sabe conquistar corações!

A princípio, Vitória é a capital do Espírito Santo, faz parte da região sudeste do Brasil e para muitos é um sonho de lugar para viajar ou morar, por tudo o que oferece.

Essa admirável cidade, faz com que os olhos das pessoas que amam o litoral brilhem, pois o local é um verdadeiro paraíso.

Vitória / Foto: Divulgação
Vitória / Foto: Divulgação

O lugar é bastante famoso por seus monumentos históricos, como a Capela de Santa Luzia, a Catedral Metropolitana e muito mais.

Assim como em todos os lugares, Vitória também tem suas particularidades, o que faz com que a localidade se torne ainda mais interessante.

Você pretende ir para Vitória? Se sim, verifique logo abaixo, as 6 curiosidades sobre a cidade que incluímos neste post.

 6 Curiosidades sobre Vitória

1 – Era a junção de 50 ilhas

Outrora, a localidade abrigava por volta de 50 ilhas em toda a sua área. Por esse motivo a capital é considerada a cidade ilha.

Contudo, no decorrer do tempo, a Vitória foi perdendo essas ilhas por conta dos aterros que foram realizados.

2 – Quem nasce em Vitória é vitoriense

Embora, várias pessoas que nasceram nessa capital se consideram e se intitulam como capixabas, na verdade, são vitorienses.

Todavia, o dito “capixaba” passou a ser adotado para quem nasceu e também quem reside nessa localidade.  Essa palavra está associada a uma roça plantada por índios.

Leia mais: Praias de Vitória: Como chegar?

3 – Uma das principais atrações da cidade são as panelas de barro

A região é muito conhecida pela elaboração manual dos recipientes de barro, que após passarem por um processo até chegar no resultado, estão prontinhas para receber a culinária que o solicitante preferir.

Essas panelas não encantam apenas pela funcionalidade, mas também pela beleza que apresentam, algumas são vendidas, lisas, com detalhes artísticos, tem grandes, pequeninas, enfim, o trabalho é concretizado conforme o gosto do cliente.

Entretanto, vale ressaltar, que muitos indivíduos que realizam esse trabalho, não limitam as vendas dos recipientes apenas para os moradores da região, pois vendem por todo o Brasil, ou seja, mesmo que você não seja morador de Vitória, pode adquirir esse trabalho incrível produzido artesanalmente.

4 – O Jardim Camburi é o maior bairro do Espírito Santo

O povoado Jardim Camburi, é tão grande que muitos consideram que ele é uma pequena cidade dentro de Vitória e inclusive ele não se resume em ser apenas o maior bairro de Vitória, ele é também o maior bairro do estado do Espírito Santo.

Além de ser o povoado mais extenso de Vitória, também é considerado um bom núcleo para se viver, pois 88% dos habitantes relataram que não têm pretensão de morar em outro bairro, pois por lá conseguem resolver várias coisas.

5 – A Ilha do Boi tem esse nome exatamente devido a presença dos bois

A Ilha do Boi, não recebeu esse nome do nada. No final do século XVII, um navio afundou com vários gados vivos, e foi propriamente por conta desse acontecimento que a região recebeu o nome de Ilha do Boi.

O registro não foi alterado com o tempo, o lugar permanece com o mesmo nome atualmente e é considerado uns dos povoados mais valorizados da cidade.

6 – Glória era o nome de uma embarcação que defendeu a região até o seu fim

O nome Glória é o título de várias locais da capital, como o edifício Glória que se situa no Centro da cidade, o Bistrô Glória, o SESC Glória, entre outros lugares.

Todas essas localidades que carregam o nome Glória fazem homenagem à embarcação que defendeu Vitória de três invasões francesas que tinham como intuito se impor na cidade.

Infelizmente na terceira tentativa de invasão, o navio naufragou, porém, os invasores nunca mais chegaram a Vitória, graças à célebre Glória.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários!

Por fim, veja também: Vitória: a capital capixaba que tem tudo para você

Compartilhe com seus amigos!