Areias Monazíticas que “Curam” na Praia da Areia Preta, Guarapari

Compartilhe com seus amigos!

AREIAS MONAZÍTICAS – Um cenário de tirar o fôlego de muitos turistas e moradores capixabas que amam essa praia de areias douradas e escuras ao mesmo tempo:   a praia da Areia Preta. 

É um lugar tão maravilhoso que é capaz de atrair turistas do Brasil e também de todo mundo, e até mesmo algumas celebridades já passaram por aqui,  como é o caso  do famoso jogador garrincha  e sua esposa Elza Soares na década de 60.

Não foi à toa que a cidade ficou conhecida e apelidada carinhosamente por cidade saúde na década de 30, devido a fama terapêutica dessas areias monazíticas.

A beleza natural chama a atenção, mas também há evidencias em estudos e pesquisas, que comprovam a eficácia e o poder curadouro das areias “milagrosas” da praia , onde na sua composição  se encontram algumas propriedades  radioativas como ilmenita, monazita, terras raras, granada e zirconita, o que atrai um público bem seleto, principalmente os idosos que sofrem com diversos tipos de doenças reumáticas,  artrite e até mesmo ajuda a prevenir o câncer de mama, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Espirito Santo. 

Praia da Areia Preta, Guarapari

Nesta praia o banho também é de areia, no finzinho perto das pedras encontramos uma curiosidade,
estamos falando do barro branco e rosado, também usado para fazer panelas de barro, e artesanatos diversos. Algumas pessoas chegam a espalhar essa areia por todo corpo e também se enterrar nela.

Pera completar o lindo cenário, quiosques no calçadão proporcionam aos banhistas uma boa comida, incluindo petiscos e pratos típicos da região.  Um ponto turístico bem conhecido que fica de frente para a Areia Preta é o Radium Hotel, onde funcionou até 1.964 um dos mais chiques hotéis -cassinos do Brasil.

Localizada bem no centro de Guarapari,  cuja faixa de areia tem aproximadamente 200m, entre o Siribeira Clube e a praia das Pelotas, a praia da Areia Preta,  é uma das praias mais conhecidas da cidade e atrai os olhares de curiosos e visitantes dos mais diferentes lugares, como é o caso da arquiteta Leila Diniz que saiu de Portugal durante suas férias, para conhecer as praias capixabas aqui no Brasil.


“Alguns amigos me enviaram fotos de Guarapari da cidade saúde,  e eu fiquei simplesmente encantada e aí resolvi conhecer de perto,  e comer a famosa moqueca capixaba, acrescentou com um sorriso no rosto. 

Vida noturna

 Nas noites de sábado, uma seresta toma conta do ambiente no calçadão próximo ao RADIUM HOTEL ao som de um forrozinho, ao ar livre, onde o público dança e se diverte, além de barraquinhas com comidas e artesanatos típicos regionais. 

Para ter acesso a praia das Pelotas também é possível ir caminhando pelas pedras numa trilhazinha apreciando a vista para o mar. Em algumas situações é possível avistar a olho nu, cardume de peixes nas águas frias cristalinas e tartarugas marinhas.

Os esportes como altinha e frescoball também estão em alta e são bem praticados pelos jovens no local durante o verão.

As praias vizinhas são Castanheiras, Praia do Meio, Praia dos Namorados, Praia das Virtudes, e Praia da Fonte que também merecem ser exploradas pelos aventureiros e viajantes.

Vale a pena conferir tudo bem de pertinho…

Por: Andréa Bussade

Siga nos nas redes sociais: Instagram, X, Facebook

Veja Também: 15 Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *