Basílica de Santo Antônio, Vitória – ES

Compartilhe com seus amigos!

Basílica de Santo AntônioVitóriaES

Basílica de Santo Antônio, Vitória – ES, História – Em 1956, a basílica começou a ser construída porque a paróquia de Santo Antônio já não comportava o número de fiéis. O padre pavoniano Mateus Pizzani coordenou um mutirão de moradores e devotos para erguer o templo com mão de obra e doações. Os trabalhos só foram concluídos em 1976.

A base da igreja foi feita em forma de cruz grega. A basílica ainda possui uma imponente cúpula central e quatro semicúpulas. Ela é inspirada na arquitetura renascentista da igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, Itália, construída no século XVI. No entanto, a basílica é bem menor.
O mestre italiano Alberto Bogani foi convidado para fazer os afrescos no interior do templo. Já o famoso artista Carlos Crépaz ficou com os vitrais e a expressiva escultura do “Cristo Moribundo”.
O Santuário-Basílica é a Igreja Principal da Paróquia de Santo Antônio, em Vitória-ES, criada e instalada como Paróquia aos 29 de maio de 1951. É Paróquia dirigida pelos Religiosos Filhos de Maria Imaculada — Pavonianos – cuja pedra Fundamental e início da construção do Santuário, hoje Basílica, foi lançada como importante acontecimento aos 09 de dezembro de 1956.

Gostou? Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião.

Endereço: Rua Lodovico Pavoni, S/n – Santo Antônio, Vitória – ES, 29026-290


Texto: Clério José Borges

Compartilhe com seus amigos!