Colatina é uma cidade do interior do Espírito Santo, localizada no Vale do Rio Doce. A cidade é conhecida como a “Princesinha do Norte” e tem uma população de aproximadamente 150 mil habitantes.
Colatina é uma cidade tranquila e segura, com uma boa infraestrutura. A cidade conta com escolas, hospitais, supermercados, shoppings e outros comércios.
A cidade também tem uma rica história e cultura. Colatina foi fundada em 1891 por imigrantes italianos. A cidade foi palco de importantes batalhas durante a Guerra do Contestado, no início do século XX.
HISTÓRIA E CULTURA
Os índios Botocudos eram os habitantes originais da região de Colatina. Os Botocudos eram um povo guerreiro e nômade. Eles viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos.
Índios Botocudos do Rio Doce. Local: Barra do rio Pancas, entre Colatina e Barbados, em 1909. A extinção dos botocudos fazia, inclusive, parte dos planos do Império, a ponto de ser editado um decreto pelo conde Linhares (dom Rodrigo Coutinho), seu ministro da Agricultura, oficializando o massacre. O decreto premiava todos aqueles que capturassem ou matassem um botocudo. O terror se convertia em lei. Foi o jeito encontrado pela Coroa para abrir o caminho às minas de ouro de Minas Gerais e, conseqüentemente, ao povoamento da região do rio Doce.
Em 1572, o português Sebastião Fernandes Tourinho foi o primeiro europeu a chegar à região de Colatina. Tourinho estava em busca de um caminho para Minas Gerais.
No século XIX, a região de Colatina começou a ser colonizada por imigrantes italianos. Os italianos chegaram à região em busca de terras para cultivar.
Em 1891, Colatina foi fundada oficialmente. A cidade foi nomeada em homenagem à cidade italiana de Colatina.
No início do século XX, Colatina foi palco de importantes batalhas durante a Guerra do Contestado. A Guerra do Contestado foi um conflito entre os posseiros e o governo brasileiro.
Um pouco do desfile em comemoração dos 102 anos de Colatina.
Colatina, situada no coração do Espírito Santo, é uma joia escondida que muitos ainda precisam descobrir. Apelidada carinhosamente de “Princesa do Norte”, esta cidade é famosa por ter um dos pôres do sol mais deslumbrantes do planeta.
A natureza abençoou Colatina com paisagens de tirar o fôlego, ideais para os amantes do ecoturismo. São Pedro Frio, situado a uma altitude de 600 metros e a uma curta distância do centro da cidade, é um refúgio montanhoso que todos deveriam visitar. Além disso, a cidade é repleta de lagoas e cachoeiras, como as lagoas do Limão, Pau Gigante e as cachoeiras do Oito e Onze, que são imperdíveis.
Mas o que realmente rouba a cena em Colatina é o seu pôr do sol. Quando o dia chega ao fim, o céu se funde com o Rio Doce em tons dourados e vermelhos, criando um espetáculo visual. Este momento mágico é complementado pela presença imponente da estátua do Cristo Redentor, que se ergue a 33 metros de altura e pode ser vista de vários pontos da cidade.
Colatina também é rica em cultura e tradições. Durante todo o ano, a cidade celebra com festas e eventos. Um dos destaques é o baile do Cafona, realizado no segundo sábado de maio.
Aqui estão alguns dos principais pontos turísticos de Colatina:
- Pôr-do-Sol de Colatina: Reconhecido internacionalmente por sua beleza, é um símbolo da hospitalidade e calor da cidade.
- Catedral do Sagrado Coração de Jesus: Um patrimônio histórico e cultural da cidade.
- Ponte Florentino Ávidos: Um marco da colonização da região e um dos cartões-postais da cidade.
- Calçadão da Avenida Beira-Rio: O local favorito dos moradores para caminhadas e contemplação da natureza.
- Biblioteca Pública Municipal: Um espaço cultural no coração da cidade.
- Estátua do Cristo Redentor: Um símbolo de fé e paz.
- Praça Municipal: Um espaço de lazer e história.
- Mirante de São Pedro Frio: Um refúgio montanhoso com vistas panorâmicas.
- Praça Sol Poente: Um centro cultural e de lazer.
- Igreja Nossa Senhora Auxiliadora: Um marco histórico e espiritual.
Distrito de Itapina
Itapina é um distrito do município de Colatina, no Espírito Santo . Colonizada por italianos, alemães, sírios, turcos e libaneses, o distrito de Itapina viu florescer uma rica sociedade, cujo testemunho são residências e repartições comerciais que resistiram ao declínio da cidade devido ao êxodo rural. Possui atualmente cerca de 3.000 moradores, sendo que desses, apenas 30% moram no perímetro urbano da bucólica vila.
Fica localizada às margens do Rio Doce, junto à foz do rio Laje, entre as cidades de Colatina e Baixo Guandu. São oito quilômetros de estrada de terra a partir da BR asfaltada.
Veja Também:
15 Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo
6 Lugares Incríveis que Você Precisa Conhecer em Conceição da Barra
Top 22 Pontos Turísticos no Espírito Santo: Guia Completo
Top 10 Melhores Praias Capixabas – Tour no Litoral do Espirito Santo
7 Praias Tranquilas para Relaxar em Guarapari
3 Fazendas Históricas para visitar no Espirito Santo
As 3 Cachoeiras Capixabas Imperdíveis: Experiências Inesquecíveis
As 4 Cachoeiras Imperdíveis para Todos os Capixabas
Os 30 Melhores Destinos no Espírito Santo que Você Precisa Conhecer
Os Melhores Lugares para Capturar Imagens do Espírito Santo
Por que VITÓRIA ES é a MELHOR CIDADE do Brasil?
História do Convento da Penha: Um Marco da Fé e Cultura em Vila Velha
Monumento Natural dos Pontões Capixabas: Um Tesouro Natural no Espírito Santo
Onde Encontrar os Melhores Mirantes no Espírito Santo?
Poço das Antas: Um Refúgio Natural em São João do Príncipe
10 Lugares Legais para Conhecer no Espirito Santo
Descubra os 7 Lugares Mais Bonitos do Espírito Santo
Siga nos nas redes sociais: Instagram, X, Facebook