Home » Tudo sobre Viagens » Turismo » Conheça a Paineira Rosa em Rosa de Saron, Águia Branca, ES

Conheça a Paineira Rosa em Rosa de Saron, Águia Branca, ES

Compartilhe com seus amigos!

A paineira rosa, também conhecida como Ceiba speciosa, é uma árvore nativa do Brasil e da Argentina, que pertence à família Bombacaceae. Ela se destaca por suas flores grandes e rosadas, com pintas vermelhas, que aparecem no outono, quando a árvore perde as folhas. O seu tronco é cinzento-esverdeado e coberto de espinhos piramidais, que servem de proteção contra herbívoros. Ela pode atingir até 30 metros de altura e 10 metros de diâmetro na copa.

Paineras-a-arvore-com-flores-rosasRosa-de-Saron-Aguia-Branca-ES-11
Conheça a Paineira Rosa em Rosa de Saron, Águia Branca, ES 9

O seu fruto é uma cápsula verde que se abre quando madura, liberando as sementes envoltas em uma fibra branca e macia, chamada paina. A paina é usada para fazer travesseiros, almofadas, pelúcias e outros produtos. A madeira da paineira rosa é leve, mole e pouco resistente, podendo ser usada para calçados, caixotaria, celulose e artesanato.

A paineira rosa é uma árvore muito ornamental e resistente, que se adapta bem a diferentes solos e climas. Ela é considerada uma espécie pioneira, pois ajuda na recuperação de áreas degradadas. Além disso, ela tem propriedades medicinais, como anti-inflamatória, cicatrizante e analgésica.

A paineira rosa é uma árvore que encanta pela sua beleza e utilidade, sendo um símbolo da flora brasileira.

Imagens: Vera Barcellos

Veja mais

Compartilhe com seus amigos!