Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » Treze Tílias em Santa Catarina: a cidade mais austríaca do Brasil

Treze Tílias em Santa Catarina: a cidade mais austríaca do Brasil

Compartilhe com seus amigos!

Você sabia que existe uma cidade no Brasil que tem uma forte influência da cultura austríaca?

Estamos falando de Treze Tílias, um município localizado no oeste de Santa Catarina, que foi fundado por imigrantes austríacos em 1933. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa cidade encantadora, que oferece diversas atrações para os visitantes.

Treze Tílias em Santa Catarina a cidade mais austríaca do Brasil
Treze Tílias em Santa Catarina: a cidade mais austríaca do Brasil 2

A história de Treze Tílias

Treze Tílias recebeu esse nome por causa das 13 tílias, uma árvore típica da Europa, que foram plantadas pelo seu fundador, o ex-ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thaler . Thaler liderou um grupo de 80 famílias austríacas que vieram para o Brasil em busca de uma nova vida, após a Primeira Guerra Mundial .

Os imigrantes trouxeram consigo a sua língua, a sua religião, a sua gastronomia, a sua música, a sua arquitetura e a sua arte, que se misturaram com as tradições locais, formando uma identidade única .

Hoje, Treze Tílias é considerada a cidade mais austríaca do Brasil, e recebe milhares de turistas todos os anos, que se encantam com o seu charme e a sua hospitalidade.

O que fazer em Treze Tílias

Treze Tílias tem muitas opções de lazer para todos os gostos e idades. Você pode visitar o Parque Aquático Treze Tílias, que tem piscinas, toboáguas, hidromassagem, sauna e muito mais .

Você pode também conhecer as cervejarias e a vinícola da cidade, que produzem bebidas artesanais de alta qualidade. Você pode ainda apreciar a arte e a cultura austríaca, que estão presentes nas igrejas, nos museus, nos monumentos, nas lojas e nos eventos da cidade.

Um dos destaques de Treze Tílias é a escultura em madeira, que é uma tradição trazida pelos imigrantes, e que se tornou um símbolo da cidade .

Você pode ver as obras dos artistas locais nas ruas, nas praças, nas fachadas e nos jardins, que retratam cenas do cotidiano, da religião, da natureza e da história .
Você pode também visitar os ateliês e as oficinas, onde você pode aprender um pouco mais sobre essa arte milenar, e até mesmo comprar uma peça para levar para casa.

Quando ir para Treze Tílias

Treze Tílias é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, pois tem um clima agradável e uma paisagem exuberante. No verão, você pode aproveitar as piscinas e as cachoeiras, e no inverno, você pode curtir o frio e o aconchego das pousadas e dos restaurantes .

Uma dica é ir para Treze Tílias em outubro, quando acontece a Tirolerfest, a festa mais tradicional da cidade, que celebra a cultura austríaca com muita música, dança, comida, bebida e diversão . Você vai se sentir na Áustria, sem sair do Brasil!

Como chegar em Treze Tílias

Treze Tílias fica a cerca de 430 km de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, e a 180 km de Chapecó, a maior cidade da região oeste . Você pode chegar em Treze Tílias de carro, de ônibus ou de avião, dependendo da sua origem e do seu orçamento.

Se você optar por ir de carro, você pode pegar a BR-282, que é a principal rodovia que liga o litoral ao oeste do estado, e depois seguir pela SC-355, que leva até Treze Tílias .

Se você preferir ir de ônibus, você pode consultar as empresas que fazem o trajeto, como a Reunidas e a Catarinense. Se você quiser ir de avião, você pode voar até Chapecó, e de lá pegar um ônibus ou alugar um carro até Treze Tílias .

Conclusão

Treze Tílias é uma cidade que vale a pena conhecer, pois tem uma história fascinante, uma cultura rica, uma natureza bela e uma gastronomia deliciosa.

É um destino perfeito para quem busca um lugar diferente, tranquilo e acolhedor, que vai te surpreender e te encantar. Não perca tempo, e planeje já a sua viagem para Treze Tílias, a cidade mais austríaca do Brasil!



Lugares para conhecer no nordeste: Destinos Imperdíveis

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *