Home » Tudo sobre Viagens » TRAVEL » DOBRE SEU DINHEIRO NA ARGENTINA – WESTERN UNION

DOBRE SEU DINHEIRO NA ARGENTINA – WESTERN UNION

Compartilhe com seus amigos!

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que esse não é um caso de “publi-post”.
Não recebemos qualquer valor ou vantagem de qualquer empresa para este artigo. Vamos narrar nossa experiência com o câmbio e o dinheiro na Argentina. Estivemos lá no meio de 2023 e vamos falar sobre o que rolou por lá.

DOBRE SEU DINHEIRO NA ARGENTINA – WESTERN UNION
Photo: Uschools

COMO LEVAR DINHEIRO PARA ARGENTINA

Devido a conhecida crise na Argentina existe uma diferente regulamentação das moedas estrangeiras que circulam no país, regulamentação essa diferente da brasileira, o que acaba limitando o acesso a essas por seus cidadãos
e empresas.
Por esse motivo existe um câmbio paralelo (câmbio de rua) bem forte no país portenho, ou seja, pessoas querendo ter acesso ao dólar e outras moedas e assim pagando mais do que elas valem no câmbio oficial.
Vamos para um exemplo. Se você fizer a busca pela cotação do peso argentino no google o valor estará X em relação ao REAL BRASILEIRO. Ou seja, um real brasileiro compra X pesos argentinos.
Porém se você for as ruas de Buenos Aires, no câmbio conhecido como “câmbio blue”, facilmente você
encontrará pessoas e empresas que pagarão duas ou até quase três vezes mais do que o valor oficial da moeda brasileira e principalmente da americana. Assim, levando seu UM REAL em vez de receber X pesos argentinos você poderá receber 2X pesos ou até quase 3X pesos no famoso mercado paralelo.

Estive em Buenos Aires neste meio do ano e fiquei impressionado com essa diferença. Fizemos uma checagem agora (02 de Outubro) no google e um real compra algo próximo de 70.000 pesos argentinos enquanto no câmbio blue certamente um real compraria 156.000 mil pessoas argentinos (cotação também de agora no site da Western Union para efeitos de exemplo, já incluindo todos as taxas e impostos). Uma baita diferença né?
Já adianto que eu não concentraria todos os meus valores em uma só forma de envio. Então eu levaria (e levei) também certa quantidade de dólares, um cartão internacional do tipo WISE e/ou NOMAD além dos cartões VISA/MASTER habilitados para compras no exterior.

WESTERN UNION: COMO FUNCIONA

Eu fui a uma loja física da Western Union e verifiquei tudo, como bom desconfiado que sou. Para envio de valounciores por uma pessoa física basta fazer o depósito no valor solicitado na Western Union e realizar o saque no valor integral em uma unidade da empresa na Argentina apresentando documento de identificação e código de
10 números da transferência fornecido pela unidade brasileira, o MTCN. Funciona como uma transferência internacional, e não deixa de ser uma.
Estive em Buenos Aires e na região central da cidade são algumas lojas da empresa, acreditando este viajante, que eu não teria problema algum para sacar em qualquer delas, conforme orientado.
Ouvi, após a minha visita, certa dificuldade de se fazer o saque por falta de moeda ou por longas filas, o que
não aconteceu comigo e nem vi casos enquanto estava lá, talvez tenha se dado pela alta estação. De qualquer forma se informe bastante antes de depositar os valores.
Enquanto na Argentina precisei sacar mais dinheiro e por meio de um número já conhecido e cadastrado no meu telefone, fornecido pelos agentes da loja física, solicitei mais um depósito e fiz a transferência via PIX para a minha própria conta da empresa com o link que me foi passado pelo atendente que eu já tinha conhecido pessoalmente. Comigo funcionou tudo certinho e os valores foram mais uma vez sacados em uma loja de Buenos Aires. Porém MUITO CUIDADO ao transferir valores por meio de links fornecidos no whattsapp por pessoas desconhecidas. Tenha certeza do que está fazendo.


WESTERN UNION É SEGURO?

Atestar segurança de empresas não é nossa especialidade (risos), ainda mais após o caso da 123 MILHAS. Não temos condições de verificar ou garantir sobre a saúde de empresas, mas podemos garantir que o serviço vem
sendo utilizado por muitos que vão a Argentina, assim como eu, e que não tive problema algum bem como não ouvi relatos de problemas insolúveis. Porém, assim aconselho que não coloque todos os ovos em uma só cesta. Tenha também um cartão de credito internacional como segunda opção e para emergências um pouco de moeda em espécie, preferencialmente dólar. Para sua segurança, em hipótese alguma eu recomendaria a troca de moeda na rua e/ou com desconhecidos uma vez que a incidência de moeda falsa na Argentina é enorme.

Turismo na Argentina: As 10 Cidades Imperdíveis para Explorar

Compartilhe com seus amigos!