O guia completo para escolher a mala de viagem perfeita

Compartilhe com seus amigos!

Escolher a mala de viagem ideal pode parecer uma tarefa simples, mas quem já se deparou com uma alça quebrada ou um zíper emperrado em pleno aeroporto sabe que não é bem assim. 

O guia completo para escolher a mala de viagem perfeita
Foto: @seanite_oficial

Neste guia, vamos desbravar o universo das malas de viagem, desde os tipos e tamanhos até os cuidados que você deve ter para que sua mala seja uma aliada e não um problema em suas aventuras. Fique ligado, porque as dicas que você vai encontrar aqui são de ouro!

Tipos de malas de viagem

Quando o assunto é mala de viagem, existem basicamente dois tipos: as rígidas e as flexíveis. As malas rígidas são feitas de materiais como policarbonato e ABS, sendo ideais para proteger objetos frágeis. No entanto, elas são mais pesadas e podem ser um trambolho se você tiver que carregá-las por longas distâncias.

Já as malas flexíveis são feitas de tecidos como poliéster e nylon. Elas são mais leves e oferecem a vantagem de “esticar” um pouquinho, caso você queira enfiar aquela última lembrancinha de viagem. Mas atenção: elas não oferecem a mesma proteção para objetos frágeis que as malas rígidas.

Tamanho e peso

A ANAC tem regras bem específicas sobre o tamanho e peso das malas de viagem. Para malas de bordo, o peso máximo é de 10 kg e as dimensões não podem ultrapassar 55 cm x 35 cm x 25 cm. Já para malas despachadas, o peso varia de acordo com a companhia aérea, mas geralmente fica em torno de 23 kg a 32 kg.

É crucial ficar de olho nesses limites para evitar taxas extras ou o transtorno de ter que redistribuir seus pertences no aeroporto. E lembre-se: sempre confira as regras da companhia aérea com a qual você vai voar, pois elas podem ter políticas diferentes.

Organização interna

Uma boa mala de viagem deve ter divisórias, bolsos e outros recursos que facilitam a organização. Alguns modelos vêm com compartimentos para sapatos, bolsos para itens de higiene pessoal e até mesmo divisórias para roupas sujas. Esses detalhes podem parecer bobos, mas fazem toda a diferença na hora de encontrar o que você precisa.

Material e durabilidade

O material da sua mala de viagem é um fator crucial para sua durabilidade. Malas de policarbonato, por exemplo, são extremamente resistentes e duráveis, mas também são mais caras. Já as malas de tecido, como nylon e poliéster, são mais baratas, mas podem não resistir a viagens mais longas e intensas.

Rodinhas e alças

Nada pior do que uma mala de viagem com rodinhas que emperram ou uma alça que quebra. Por isso, opte por malas com rodinhas 360º e alças ajustáveis e reforçadas. Esses detalhes podem parecer pequenos, mas fazem toda a diferença quando você está correndo para pegar um voo ou carregando sua mala por longas distâncias.

Mala de viagem com tecnologia

A tecnologia chegou às malas de viagem. Hoje em dia, é possível encontrar malas com USB para carregar o celular, GPS para localizar a mala em caso de perda e até mesmo balanças embutidas para você saber o peso da mala antes de chegar ao aeroporto. Esses recursos são super práticos, mas também encarecem o produto.

A segurança da sua mala de viagem é fundamental. Opte por malas com fechaduras embutidas ou que permitam o uso de cadeados. Alguns modelos mais modernos até oferecem fechaduras com reconhecimento facial ou digital.

Malas para viagens longas

Para viagens mais longas, o ideal é uma mala de viagem com bastante espaço interno e que seja resistente. Malas de material rígido, com várias divisórias e bolsos são as mais indicadas. Além disso, opte por malas com rodinhas de qualidade e alças reforçadas, já que você provavelmente vai carregá-las por diversos tipos de terreno.

Malas para viagens curtas

Para um bate e volta ou um fim de semana fora, uma mala de viagem menor, do tipo carry-on, é mais do que suficiente. Nesse caso, malas flexíveis, que são mais leves e fáceis de manusear, podem ser uma boa opção.

Conjuntos de malas

Comprar um conjunto de malas de viagem pode parecer uma boa ideia, e muitas vezes é. Você pode economizar um pouco e ter malas de tamanhos diferentes para diferentes ocasiões. No entanto, certifique-se de que todas as malas do conjunto atendam às suas necessidades em termos de material, rodinhas e alças.

Preço e onde comprar

O preço de uma mala de viagem pode variar bastante dependendo da marca, do material e dos recursos adicionais. Lojas online costumam oferecer melhores preços e mais opções, mas comprar em loja física tem a vantagem de você poder ver e tocar o produto antes de comprar.

Cuidados e manutenção

Por fim, mas não menos importante, saiba como cuidar da sua mala de viagem para prolongar sua vida útil. Limpe-a sempre que voltar de viagem e guarde-a em um local seco e arejado. Verifique também sempre as rodinhas e as alças e, se necessário, faça reparos ou substituições para evitar surpresas desagradáveis em sua próxima viagem.

Espero que este guia tenha esclarecido suas dúvidas e te ajude a encontrar a mala de viagem perfeita para suas necessidades. 

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário