Passeio à cachoeira de Iracema e Iraceminha em Alfredo Chaves, ES
Saímos de Vila Velha em busca de duas cachoeiras incríveis no interior do Distrito de Alfredo Chaves, traçando uma rota através da ES-146, que liga Alfredo Chaves à BR-262, passando por Matilde,
onde existem placas indicativas pelo trecho.
Seguindo os eucaliptos montanha a cima – que convenhamos, paisagem essa que torna o trecho admirável – no topo pegamos uma estrada a direita, descendo sempre até o destino final.
A principal trilha de acesso, primeiramente, é interditada por um portão com uma placa do IBAMA, o que impede a entrada de automóveis no local. Assim, seguimos o caminho a pé por uma trilha cercada por uma vegetação exuberante, que oferece sombra durante quase todo o percurso.
Além disso, encontramos duas nascentes de águas cristalinas, o que torna o passeio ainda mais tranquilo e gratificante. Após aproximadamente 30 minutos de caminhada, chegamos a uma bifurcação:
À esquerda, temos a Cachoeira de Iraceminha, que é a mais alta das duas. Este local oferece um espaço ideal para banho e uma área ampla para aqueles que desejam apenas contemplar a natureza espetacular ao redor.
Por outro lado, à direita, encontramos a Cachoeira de Iracema, que exige mais 10 minutos de caminhada. No entanto, este trajeto apresenta alguns obstáculos, incluindo uma ponte de madeira que torna a travessia mais emocionante.
A Cachoeira possui uma área vasta com água na altura dos joelhos, onde as crianças podem brincar à vontade. Sem dúvida, é um visual deslumbrante que vale a pena ser apreciado.