URGENTE: INMET emite Alerta Vermelho de ‘Grande Perigo’ para chuvas no ES
Aviso de ‘Grande Perigo’ entra em vigor às 6h da manhã deste domingo. Com previsão de acumulados superiores a 100mm, INMET alerta para riscos de grandes alagamentos e deslizamentos na Grande Vitória, Norte e Serrana. Confira se sua cidade está na rota da tempestade.
Se você planejou passar o domingo na praia ou na cachoeira, é melhor rever os planos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) acaba de elevar o nível de aviso para “Grande Perigo” (Alerta Vermelho) em praticamente todo o Espírito Santo. A virada no tempo, que já era esperada, chega com força total a partir da manhã deste domingo, 4 de janeiro.
O aviso de severidade máxima começa a valer às 06h00 da manhã e se estende até o fim da noite (23h59), cobrindo a Grande Vitória, Região Serrana, Norte, Noroeste e todo Sul do estado.
Site do Inmet: Informaçoes
O que significa o Alerta Vermelho?
Diferente dos avisos amarelos (perigo potencial) ou laranjas (perigo), a cor vermelha indica uma situação de risco iminente e severo. Os satélites projetam um volume de chuva extraordinário:
Chuva torrencial: Superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Riscos Altos: Grande probabilidade de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e, principalmente, deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco mapeadas.
Cidades Afetadas
A lista de municípios em alerta é extensa e cobre os principais centros urbanos e turísticos. Entre as cidades listadas pelo INMET estão:
Grande Vitória: Serra, Cariacica, Guarapari, Fundão.
Norte/Noroeste: Linhares, Colatina, São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco.
Sul/Serrana: Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova (Conceição do Castelo), Alegre.
Alerta que entrará em vigor a partir da próxima madrugada e valerá para o Domingo todo e Segunda-feira!

Recomendações da Defesa Civil
Diante do aviso de “Grande Perigo”, a Defesa Civil Estadual orienta a população a adotar medidas imediatas de autoproteção:
Desligue aparelhos: Se notar oscilação de energia ou raios, tire tudo da tomada.
Documentos protegidos: Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, caso more em área de alagamento.
Fuja do risco: Se observar rachaduras na casa, inclinação de árvores ou postes, ou água barrenta descendo o morro, saia imediatamente e ligue para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).
O domingo será de atenção total. Acompanhe as atualizações aqui no Capixaba da Gema.
O mapa do alerta mostra uma mancha vermelha cobrindo quase toda a extensão do estado, avançando também para o leste de Minas Gerais.

🚀 Não perca nenhuma notícia do ES!
Siga o Capixaba da Gema nas redes sociais e receba as informações em primeira mão:
