Home » Tudo sobre Viagens » Espírito Santo » 2 fortes abertos para visitação no Espirito Santo

2 fortes abertos para visitação no Espirito Santo

Compartilhe com seus amigos!

Espaço Cultural Forte São Francisco Xavier da Barra

Se você está procurando uma experiência histórica única em Vila Velha, não procure mais do que o Forte São Francisco Xavier da Barra. Localizado no território do 38º Batalhão de Infantaria, este forte é um tesouro escondido que oferece uma visão fascinante do passado do Brasil.

2 fortes abertos para visitação no Espirito Santo
2 fortes abertos para visitação no Espirito Santo 5

História


Construído em 1702, o Forte São Francisco Xavier da Barra é um dos monumentos históricos mais importantes do Espírito Santo1. Foi construído por ordem de Dom Rodrigo da Costa, então Governador Geral do Estado do Brasil, com o objetivo de proteger a baía de Vitória.

Atrações


O forte, com seu formato circular e 15 peças de artilharia, é uma visão impressionante. Mas não é apenas a arquitetura que atrai visitantes. Em 2023, o “Pátio Vista do Forte ArcelorMittal” foi inaugurado, oferecendo uma vista panorâmica da baía de Vitória, do Convento da Penha e da 3ª Ponte.

Visitação

Atualmente, o Forte São Francisco Xavier da Barra está passando por um processo ativo de revitalização e restauração. Como resultado, o principal objetivo deste projeto é tornar este valioso patrimônio histórico mais acessível, amplamente conhecido e, acima de tudo, bem preservado. Como parte desse empreendimento, o forte será enriquecido com a instalação de dois museus que abrigarão um acervo histórico permanente. Além disso, haverá melhorias significativas que garantirão acessibilidade ao Pátio e um espaço de cafeteria destinado ao uso dos visitantes no futuro.

Como Visitar


Para marcar visitas coletivas de Instituições Públicas ou Privadas, é importante realizar uma solicitação com antecedência, enviando um e-mail para [email protected]. Para agendar uma visita individual, basta clicar no link: FAÇA O AGENDAMENTO DA SUA VISITA AQUI.

Conclusão: Portanto, se você deseja vivenciar uma experiência cultural única e enriquecedora em Vila Velha, não deixe de conhecer o Forte São Francisco Xavier da Barra. Uma verdadeira viagem no tempo que certamente não vai querer perder!

Forte São João: um passeio pela história de Vitória

O Forte São João, uma edificação do período colonial situada na Av. Beira Mar em Vitória, Espírito Santo, foi erguido em 1592 com a finalidade de defender a cidade contra ataques de piratas e invasores. O forte representou um marco significativo na história tanto da cidade quanto do estado.

História:

Em 1592, durante o governo do Capitão-Mor Francisco de Sá de Meneses, construiu-se o Forte São João como resposta aos frequentes ataques de piratas e invasores que assolavam a costa brasileira. O forte ocupava uma posição estratégica na entrada da baía de Vitória, equipado com canhões para a defesa da cidade.

O forte manteve sua operação até 1888, quando o desativaram. Em 1931, o Clube Saldanha da Gama adquiriu o forte e o converteu em um clube social. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o forte em 1938.

Atualidade:

Em 2023, reabrimos o Forte São João ao público como um espaço cultural. O forte agora hospeda a Casa do Turismo Capixaba, um local dedicado à promoção do turismo no Espírito Santo. Além disso, o forte sedia eventos culturais, como exposições, shows e apresentações teatrais.

Como visitar:

O Forte São João está localizado na Av. Beira Mar, em Vitória. O forte é aberto ao público de quinta a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Conclusão:

O Forte São João é um importante marco histórico e cultural de Vitória. O forte é um passeio imperdível para quem visita a cidade.

Veja Também: 9 Lugares Turisticos em Santa Teresa ES

Compartilhe com seus amigos!